Trabalho RH
Por: matheuscasarin • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.393 Palavras (10 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5
3 - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.............................................................5
4 - QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO....................................6
5 - PLANEJAMENTO..................................................................................................7
6 - CONCLUSÃO.........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho iremos abordar vários assuntos, entre eles a qualidade de vida e segurança do trabalho, e qual a sua importância nas organizações nos dias atuais
Abordaremos a importância da gestão do conhecimento, informações e inovações para que as empresas possam continuar a competir no mercado dos negócios e que consigam elaborar projetos e planejamentos específicos, que darão suporte aos setores. Contudo, sem deixar de lado aspectos importantes como treinamentos, segurança e qualidade de vida de seus colaboradores.
Em sequência será feito um estudo do case, para que possamos identificar suas falhas e apresentar algumas medidas preventivas e corretivas, com o intuito de elaborarmos um planejamento, o qual visa levar aos trabalhadores treinamento específico e orientações para que junto com a alta gerência, tenham êxito. Segue breve relato do estudo do “case. Que no dia 02/02/2014, foi necessário fazer a limpeza de um tanque, o qual pertence para a empresa que fabrica óleo e serve para realizar o tratamento de efluentes. Que três funcionários foram efetuar a limpeza e acabaram se acidentando, vindo a ocasionar a morte de dois destes. Pode-se perceber que no estudo de case, houve faltas graves relacionadas à segurança na empresa. Que os auditores fiscais em uma visita a empresa constataram as infrações abaixo:
1. Falta de identificação dos espaços confinados; inadequado reconhecimento dos riscos; não adoção de medidas de engenharia, administrativas, pessoais e para situações de emergência; não realização de capacitação para os trabalhadores de acordo com a NR 9 e o artigo 157, inciso I da CLT.
2. Ausência de relatório anual do PMCSO, conforme estabelecido o item 7.4.6 da NR 7 e artigo 168 da CLT.
3. Não fornecimento de EPIs adequados aos riscos e em perfeito estado de conservação e funcionamento para atender a situações de emergências, como menciona o item 6.3 alínea c da NR 6 e artigo 166 da CLT.
4. Manter empregado trabalhando durante feriados nacionais e religiosos, sem a permissão da autoridade competente e sem a ocorrência de necessidade imperiosa de serviço, segundo diz o artigo 70 da CLT.
5. Deixar de paralisar total ou parcialmente o estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento interditado pela autoridade regional competente, conforme item 3.2 da NR 3 e artigo 161 da CLT.
6. Deixar de contemplar, na etapa de reconhecimento do PPRA, a identificação dos riscos existentes como aponta o item 9.3.3, alínea a da NR 9 e o art. 157, inciso I da CLT;
7. Deixar de efetuar análise global do PPRA, conforme o item 9.2.1.1 da NR 9 e o artigo 157, inciso I da CLT
DESENVOLVIMENTO
Podemos observar que atualmente as empresas estão inseridas em um ambiente de turbulência, todas querem inovar e sobreviver e acima de tudo estar a frente das demais. Para isso as empresas devem possuir conhecimento e saber gerencia-los. Devem estar sempre atentas as mudanças e inovando a cada dia. Segundo Nonaka (2008, p.41) :
“A essência da inovação é recriar o mundo de acordo com uma visão ou um ideal determinado. Criar novos conhecimentos significa, bem literalmente, recriar a empresa e todos nela em um processo de autorrenovação pessoal e organizacional sem interrupções. Na empresa criadora de conhecimento, inventar o novo conhecimento não é uma atividade especializada – domínio dos departamentos de P&D, marketing ou planejamento estratégico. É uma forma de comportamento, na verdade, uma forma de ser, na qual todos são trabalhadores do conhecimento – isto é, empreendedores.”
O gestor de recursos humanos de uma empresa deve estar atento a essas mudanças, pois ele é o responsável, juntamente com seus colaboradores em elaborar projetos, treinamentos e planejamentos. Oferecer todo o suporte necessário para que a empresa consiga alcançar seus ojetivos. Atualmente o Gestor de RH possui um lugar de destaque nas organizações, pois é através dele que são elaborados treinamentos específicos para cada setor, possui informações e conhecimentos de todas os setores da empresa e a partir dai tem-se a necessidade de que seja elaborado um planejamento, o qual tem por objetivo traçar metas e objetivos e dividir em etapas as mudanças necessárias para que possam almejar a meta estabelecida, sempre levando em consideração a missão da empresa e leis específicas relacionadas aos colaboradores, como também o bem estar e a qualidade de vida de seus funcionários. Iremos abordar especificamente a
Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, item esse essencial em qualquer empresa independente no número de funcionários.
3 - Treinamento e Desenvolvimento
O termo Treinamento e Desenvolvimento surgiu no contexto norte-americano, em 1942, com a criação da American Socity for Trainig and Development (ASTD). Como nessa época os EUA viviam um momento de Guerra e foi necessário treinar pessoal para atender ás necessidades de aumento de produção e recolocação dos funcionários que iriam assumir as vagas dos indivíduos que foram enciavos para a guerra (VARGAS; ABBAD,2006). Dessa maneira, o treinamento é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos obejtivos definidos (CHIAVENATO, 2006).
...