Trabalho de Marketing
Por: vanderdv • 28/8/2015 • Resenha • 790 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
Nome: Vanderlei Dalla Vecchia
Data: 08/06/2015
Intangibilidade -> A intangibilidade se distingue devido ao fato de se basear em expectativas. O fato é que em um bem tangível, como uma compra de um par de sapatos podemos avaliar antes da compra a qualidade do mesmo. Em uma compra de entradas para um show, só poderemos avaliar após o termino do mesmo. A intangibilidade não pode ser armazenada, ou seja, não há como estocar. Da mesma forma não há também como patentear um serviço, outra característica da intangibilidade. Igualmente é difícil a apresentação, a determinação de preços, e para que se possa de algum modo avaliar é preciso comparar suas atribuições com as de algo tangível, para que se possa ter uma idéia de avaliação e analise. Da intangibilidade nascem as outras três características que tratam a respeito das diferenças entre bens e serviços. Além disso a diferença existente entre produtos e serviços refere-se à intangibilidade, porque os produtos podem ser vistos, sentidos e principalmente armazenados, ao passo que em se tratando de serviços isso é impossível, além do fato de serem facilmente reproduzidos. Os produtos podem ser comparados por características antes da aquisição do mesmo, enquanto que serviços devem ser avaliados por atributos demonstrados.
Perecibilidade -> Refere-se ao fato de os serviços não poderem ser estocados. Isto os torna extintos, no caso de uma possibilidade da cessação do fornecimento. Segundo Hoffman e Bateson (2003), esta característica gera problemas de grandes proporções em relação ao marketing de serviços. Sem o beneficio do estoque, é um desafio para as empresas equiparar e atender às demandas dos clientes por serviços. Saber contornar e não deixar os clientes sem o atendimento é a resposta que as organizações sempre buscam e de certo modo agem para adquirir a excelência e a preferência. Segundo Lamb, Hair Jr e McDaniel (2004), a perecibilidade conceitua-se por não haver meios de se armazenar os serviços, assim como acontece com os produtos. Este fato se dá porque serviço dispõe de Mão de obra e mão de obra parada não gera lucratividade e nem receita. Quando não se tem como oferecer determinado serviço devido a demanda, na maioria das vezes perde-se o cliente, porque este não tem disposição de esperar outro momento para a realização do serviço desejado. Eles procuram quem pode atendê-los. A fato de não haver como se estocar serviços torna-os perecíveis, perdidos.
Inseparabilidade -> É reflexão a respeito da conexão entre o provedor de serviço e o cliente. Também com as experiências com outros clientes. A interação critica está entre um cliente e o provedor de serviços, de forma especifica. Em controvérsia com bens, os serviços são primeiramente vendidos, depois produzidos e por fim consumidos. Existem desafios quando em se tratando de produção em massa. O provedor de serviços está intimamente ligado ao serviço que produz. Individualmente, este provedor é limitado ao produzir. Conseqüentemente, é difícil produzir em massa para atender a demanda do mercado. Outro problema é a ligação com o cliente, no processo de produção, principalmente, por exemplo, quando o cliente buscar algo que está geograficamente basicamente fora de seu alcance, em outro país. Lamb, Hair Jr e McDaniel (2004), analisa a inseparabilidade como sendo um fator diferenciador e característico em relação aos produtos pelo fato de quando da execução do serviço haver a necessidade do cliente estar presente. Cita como exemplo um corte de cabelo, um serviço que depende da presença para a sua realização. Completa ainda que com a inseparabilidade é difícil que o serviço seja realizado fora de um local descentralizado, como acontece com os produtos, que podem ser levados a qualquer lugar, sem grandes problemas. Devem ser executados com determinações e de forma pré determinada.
...