Trabalho de Orçamento e Controle
Por: Fernando C. Bitencourt • 2/3/2022 • Exam • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 92 Visualizações
Análise da Situação Econômico-Financeira da Holder Empresarial (1T20)
- Indicadores Econômicos:
- Rentabilidade do Patrimônio Líquido (ROE):
A rentabilidade do patrimônio líquido, ou ROE (Return on Equity) é um indicador cujo cálculo se dá através da divisão do Lucro Líquido pelo Patrimônio Líquido, ou seja, é um indicador que mostra o retorno sobre o valor do patrimônio líquido, mostrando quão eficiente ou ineficiente a empresa está sendo, sendo que, quanto maior o valor, maior a eficiência da empresa.
No caso da Holder Empresarial, o ROE ficou conforme abaixo:
ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido = 64.200 / 134.200 = 47,8%
Um ROE de 47,8% pode ser considerado bastante expressivo. Se compararmos com o ROE de algumas empresas varejistas listadas em bolsa, podemos notar que esse ROE está bastante alto, a Via, por exemplo, atualmente possui um ROE de 0,18%, e a Magazine Luiza tem um ROE de 6,60%.
- Margem Líquida:
A Margem Líquida nada mais é do que um indicador de lucratividade, pois calcula o percentual do lucro em relação às receitas da empresa. A fórmula matemática para esse cálculo é simples, bastando dividir o Lucro Líquido pela Receita da empresa. Assim como o ROE, quanto maior for o resultado, melhor, pois a empresa se mostra mais lucrativa e eficiente.
A Margem Líquida da Holder Empresarial é a seguinte:
Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita = 64.200 / 240.000 = 26,8%
Novamente encontramos um indicador bastante positivo, uma vez que uma margem líquida de 26,8% pode ser considerada bastante alta. Se comprarmos, novamente, com a Via e com a Magazine Luiza, podemos ver que a Holder Empresarial tem uma margem muito maior, uma vez que a Via tem uma margem líquida praticamente nula (0,03%) e a Magazine Luiza de apenas 2%.
- Indicadores Financeiros:
- Liquidez Corrente:
O índice de liquidez corrente busca medir a saúde de curto prazo de uma empresa, visto que seu cálculo se dá pela divisão do Ativo Circulante (direitos no curto prazo) pelo Passivo Circulante (obrigações no curto prazo). Sendo assim, o ideal é que a empresa tenha um índice maior do que 1, pois isso mostraria que a empresa tem mais direitos do que obrigações nos próximos 12 meses.
No caso da Holder Empresarial, esse índice é o seguinte:
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante = 147.560 / 63.360 = 2,33
Esse índice demonstra uma boa saúde financeira, uma vez que mostra que a empresa tem 133% mais direitos do que obrigações nos próximos 12 meses. Indo além, um dos maiores investidores de todos os tempos, Benjamin Graham (autor de “O Investidor Inteligente”), orienta que busquemos empresas com índice de liquidez corrente mínimo entre 1,50 e 2,00, ou seja, a Holder passaria facilmente pelo crivo dele.
Se fizermos novamente as comparações anteriores, podemos ver que de fato esse índice está bastante alto, uma vez que a Via tem um índice de 0,96 e a Magazine Luiza de 1,49.
- Liquidez Seca:
O índice de liquidez seca também busca medir a saúde de curto prazo de uma empresa, mas com a diferença de que ela foca apenas na capacidade de cumprir as obrigações financeiras de curto prazo. Assim como o índice anterior, o ideal também é que o número seja maior do que 1.
Esse índice tem uma fórmula bastante semelhante à do anterior, com a diferença de que subtrai a conta “Estoques” do Ativo Circulante.
O índice de liquidez seca da Holder é calculado conforme abaixo:
Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante =
(147.560 - 36.000) / 63.360 = 1,76
Esse índice também mostra uma boa saúde financeira de curto prazo da Holder, uma vez que a empresa tem 76% mais direitos financeiros de curto prazo do que obrigações.
- Indicadores de Estrutura de Capital:
- Endividamento Geral (EG):
O índice de endividamento geral (EG) busca medir qual a proporção do ativo total que está comprometida para o pagamento de endividamento com terceiros. Para isso, somam-se as dívidas (curto e longo prazo) e divide-se pelo Ativo Total.
Nesse caso, quanto menor for o resultado, melhor para a empresa, visto que um percentual menor do seu ativo está comprometido com terceiros.
No caso da Holder, o cálculo fica:
EG = (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante) / Ativo total =
(63.360 + 15.000) / (212.560) = 36,9%
Esse número se mostra saudável, uma vez que o passivo total representa apenas 36,9% do ativo total da empresa.
- Composição das exigibilidades (CE):
Esse índice busca medir quanto das obrigações da empresa estão concentrados no curto prazo, ou seja, qual o percentual das obrigações que deve ser honrado nos próximos 12 meses, conforme abaixo:
...