Trabalho de economia
Por: gabriel870421 • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.781 Palavras (16 Páginas) • 281 Visualizações
VALOR CURSOS
CORRETOR DE IMÓVEIS
NOÇÕES DE ECONOMIA E MERCADO
Salvador
2015
NOÇÕES DE ECONOMIA E MERCADO
Relatório de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Noções de Economia e Mercado, como exigência parcial para obtenção do título de Corretor de Imóveis, sob a orientação do Profª. Maiesse.
Salvador
2015
Jaciara de Carvalho Santos
Cleiton Arnor
Gabriel Dourado
- INTRODUÇÂO
Venho por meio deste trabalho, documentar sobre economia. Abordarei os principais tópicos sobre o assunto, abrangendo sucintamente o conteúdo como um todo, a fim de que seja de fácil compreensão.
Citarei também sobre função demanda e função oferta. A função oferta representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade desse mesmo bem que os produtores estão dispostos a produzir e vender. E a função demanda é a quantidade de um bem ou um serviço que o indivíduo está disposto a consumir.
Espero que esta pesquisa seja de grande proveito no entendimento de como funciona a economia e a relação que desempenha no mercado, já que buscarei trazer de forma rápida os conceitos principais sobre o tema proposto.
- CONCEITO
A economia nos leva a conhecer melhor como uma sociedade utiliza os recursos para produção de bens e serviços, e de que forma como essa distribuição é partilhada entre os indivíduos.
Como os recursos são escassos é imperioso uma melhor distribuição entre os diversos segmentos da sociedade , bem como conhecer a forma mais acessível de satisfazer as necessidades humanas, a partir de análises comportamentais desses segmentos ou unidades econômicas, como as famílias, os consumidores e as empresas.
Cada vez mais as ciências econômicas são aplicadas nas decisões sociais, quais sejam: religião, educação, política, saúde, organizações sociais, etc.
Para melhor compreensão, dizemos que o sistema econômico, é composto por três elementos básicos: Fatores de produção, representados pelos recursos humanos, capital, recursos naturais, tecnologia e capacidade empresarial; Unidades de produção, que são as empresas e demais organizações; Instituições políticas, econômicas e sociais, que representam a base de toda sociedade organizada.
- FUNÇÃO DEMANDA
É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido. A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.
Como a demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, ela somente ocorre se um consumidor tiver o desejo ou necessidade, se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo e se ele tiver o propósito de satisfazê-lo.
Existem ainda variáveis que influenciam a demanda de um bem ou serviço, que são:
- o preço do bem/serviço (quanto maior o preço de um bem, menor a quantidade demanda);
- a renda do consumidor (quando o preço de um bem/serviço se eleva e outras variáveis permanecem estáticas, o consumidor perde seu poder aquisitivo, reduzindo a procura por determinado bem ou serviço);
- o preço de bens/serviços substitutos (procura por produto/serviço substituto que atendam às suas necessidades com valor mais baixo - exemplo: se a carne bovina aumentar, o consumidor vai procurar o frango);
- preço de bens/serviços complementares (existe uma relação direta entre o aumento do consumo de um bem e de outro, eles são importantes e desejados quando se complementam).
De uma forma geral, existe uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço de um bem/serviço, que é representada pela curva da procura em função da demanda, desta forma, quando maior o preço de um bem menor é a quantidade demandada, de forma inversa, quanto menor o preço maior a quantidade demandada.
- FUNÇÃO OFERTA
A função oferta representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade desse mesmo bem em que os produtores estão dispostos a produzir e a vender. A representação gráfica de função oferta é dada a designação da curva da oferta. A relação que se verifica entre o preço e a quantidade oferecida é baseada no viés positivo, resultado dê uma curva da oferta com inclinação positiva, o que significa quanto maior é o preço, maior a quantidade do bem que os produtos querem produzir e vender. Assim como a demanda a oferta depende de uma série de fatores/variáveis, tais como:
- Preço do bem/serviço (O aumento no preço de venda de um bem/serviço despertar o interesse da empresa produtoras em elevar a produção, e estimula a criação de novas empresas, aumentando a oferta, o contrário desestimula e reduz a oferta);
- Custo dos insumos (esta diretamente ligada ao custo de produção, quanto mais alto os preços, maior será preço final ao consumidor, provocando uma retração na oferta do produto);
- Tecnologias e condições disponíveis para sua produção (diferentemente quanto mais avançada a tecnologia e melhores condições de produção, observa-se uma melhoria nos fatores de produtividade, reduzindo o custo final do produto ofertado, aumentando o interesse da produção);
- Quantidade de concorrentes (em função da livre concorrência);
- Políticas governamentais (a interferência do governo no que diz respeito à política de preço mínimo – principalmente na agricultura -, a gestão eficaz da política de impostos o tabelamento de preço, são fatores que influenciam o custo final do produto, resultando em uma elevação ou retração na oferta);
- Expectativa do produtor com relação ao preço futuro (em função da micro e macro economia) Perguntas como “o que produzir”, “ quanto produzir”, “como produzir” e “para que produzir”, são fundamentais para os produtores, além disso, a tecnologia a ser utilizada são determinantes para regular a lei da oferta.
...