Trabalho unopar 8 semestre
Por: redreschendler • 9/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.327 Palavras (14 Páginas) • 449 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO................................................................................................04
- DESENVOLVIMENTO....................................................................................05
- Sistemas de Informação...............................................................................05
- Estratégia Empresarial.................................................................................11
- A Importância do Planejamento Estratégico.........................................11
2.2.2 Casos de Empresas que Aplicaram o Planejamento Estratégico.........13
- Gestão de Negócios......................................................................................15
CONCLUSÃO.......................................................................................................16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................17
1. INTRODUÇÃO
Com a constante concorrência entre as organizações, estas devem estar preparadas para as mutações do mercado que está cada vez mais competitivo. Empresas sem perspectiva de planejamento estratégico correm sério risco, pois são desprovidas de uma visão ampla do negócio e não acompanham as mudanças devido à falta de estrutura.
Podemos definir a estratégia como uma ferramenta facilitadora que amplia as visões estruturais assim como obtém a interação da empresa como o ambiente interno e externo.
Além disso, a partir da administração estratégica, é possível estabelecer objetivos, metas, qualidade de produtos, estilos administrativos, plano de ação e aumento do comprometimento dos membros da organização. Para ter um bom desempenho o administrador deve colocar em prática o uso da estratégia, obtendo assim uma visão ampla da organização e optando pelas melhores decisões possíveis.
É importante destacar que, na turbulência do mercado que estamos vivenciando, as empresas deverão estar preparadas para a alta competitividade, implantando uma administração estratégica para superar todos os desafios do dia a dia e que o resultado final seja vantajoso para a organização. Somente esta ferramenta é que dará condições para que as empresas possam obter um diferencial competitivo nos negócios.
Verifica-se que os sistemas de informação não são, somente, importantes para as empresas, mas estão relacionados com a sua sobrevivência no mercado globalizado no qual estamos inseridos atualmente.
É questão de competição por mercados o motivo que mais está associado com a adesão das empresas pela tecnologia, é uma imposição dos consumidores a rapidez no processamento e no retorno das suas solicitações.
O crescimento acelerado do uso corporativo da Internet oferece às empresas grandes oportunidades, seja economia de custos, sejam novas oportunidades de negócios com a utilização dos recursos da rede mundial. Somos pioneiros no estudo e no uso da Internet no Brasil, sendo usados aqui muitos anos antes do seu lançamento comercial.
Sob o mesmo contexto de globalização e mudança, a Gestão de Negócios vem como uma aliada muito importante no andamento das organizações, fazendo com que as empresas repensem sua maneira de atuar dentro do mercado, além disso, ensina o gestor a conhecer não somente a organização, mas o meio em que ela esta inserida.
2. DESENVOLVIMENTO
- Sistemas de Informação
- ERP
A sigla ERP – Enterprise Resource Planning traduzida literalmente significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”, o que pode não refletir a realidade de seus objetivos. Koch, Slater e Baatz (1999) citam: “… esqueça a parte do planejamento – ele não o faz, e esqueça os recursos, é apenas um termo de ligação. Mas lembre-se da parte da empresa. Esta é a real ambição dos sistemas ERP”.
Os sistemas ERP fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua Cadeia de Suprimento, o que possibilita decisões inteligentes (CHOPRA e MEINDL, 2003).
As vantagens do ERP são: eliminar o uso de interfaces manuais, reduzir custos, aperfeiçoar o fluxo e qualidade da informação, otimizar o processo de tomada de decisão, eliminar a redundância de atividades, reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
E as desvantagens são: dependência do fornecedor do pacote; adoção de melhores práticas aumenta o nível de imitação e padronização entre as empresas de um segmento; torna os módulos dependentes uns dos outros, as informações têm que ser constantemente atualizadas.
- SCM
Segundo Zerbini (2003), os sistemas Supply Chain Management agregam um conjunto de diversos módulos em uma plataforma única de integração, responsáveis por funções tático-operacionais e estratégicas da gestão da cadeia de suprimento, os componentes do sistema SCM irão variar, de acordo com as necessidades requerimentos dos processos da cadeia logística de cada organização.
Assim, sua complexidade depende, entre outras coisas, das características do processo produtivo, da flutuação e da sazonalidade da demanda e dos custos de transporte e estoques. Se o custo predominante de uma organização for, por exemplo, o custo de transporte, a implementação do SCM terá como foco os módulos de planejamento e programação de transporte e otimização da rede logística. Se, por outro lado, há uma grande variabilidade da demanda e os níveis de serviços são elevados, a implementação do módulo de planejamento da demanda é prioritária (SIMCHI-LEVI; KAMINSKY; SIMCHILEVI, 2000).
...