Transporte e infraestrutura
Por: Talita Prochnow Janke • 21/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.352 Palavras (18 Páginas) • 252 Visualizações
TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA
Desafios do Transporte de Carga nas Estradas Brasileiras
Prof. Orientador –
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerencias (EMD0) – Prática Módulo I
2015
RESUMO
Para a viabilidade logística e maior qualidade de transporte é necessário uma infraestrutura adequada, problemática esta, que vem aumentando os custos dos produtos no Brasil. A falta de infraestrutura nos sistemas de transportes e a dificuldade de expansão de mercadorias para a integração a multimodalidade é o grande vácuo logístico no nosso país. O modal rodoviário é a principal matriz de transportes no Brasil seguido do ferroviário. Apresenta-se também o modal aeroviário e o hidroviário como alternativas aos terrestres.
Palavras-chave: Transporte. Infraestrutura. Modal.
1 INTRODUÇÃO
A evolução na área de transportes tem sido cada vez maior, porem ainda existe algumas deficiências a serem analisadas e alteradas, sendo que, a infraestrutura é uma que precisa de maior atenção. A melhoria dos processos produtivos é essencial para todo o mercado, mas há a questão do transporte e toda a infraestrutura que o acompanha que muitas vezes passa-se despercebida.
Este estudo vem analisar a infraestrutura nos sistemas de transportes e a multimodalidade presente em nosso país, obsevando as principais dificuldades no cenário atual, buscando pontos fortes e fracos comparando com outros países. Apresenta-se também as vantagens e desvantagens dos diferentes modais no cenário pesquisado.
2 TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA
O transporte possui um papel fundamental na economia sendo o elemento mais importante do custo logístico. Para a viabilidade logística e maior qualidade de transporte é necessário uma infraestrutura adequada, problemática esta, que vem aumentando os custos dos produtos no Brasil, afetando não apenas o consumidor final que paga todo esse custo mas a economia do país num todo pois cresce a entrada de produtos importados que vem competir com os produtos nacionais.
A falta de infraestrutura nos sistemas de transportes e a dificuldade de expansão de mercadorias para a integração a multimodalidade é o grande vácuo logístico no nosso país. Define-se como multimodalidade a integração entre modais que utiliza-se de vários equipamentos, em especial, os containers. A integração em cadeia de transportes com o uso do mesmo container, mesmo prestador de serviço e mesmo documento é caracterizada com intermodalidade. Para o Brasil a forma utilizada é a multimodalidade.
...