TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR SOBRE A EVOLUÇÃO TRABALHISTA

Por:   •  6/6/2016  •  Seminário  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

UM OLHAR SOBRE A EVOLUÇÃO TRABALHISTA

A insalubridade e perigo no trabalho nem sempre foram vistos como uma polêmica como é hoje, nos primórdios do capitalismo, era algo corriqueiro, comum e quase necessário a cada trabalhador que enfrentava sua jornada nas corporações que se colocavam a disposição de contrata-los. Seguindo o acontecimento da Revolução Industrial, surgiram as diretrizes trabalhistas, e fortalecendo o trabalhador. Mais ainda depois do inicio da ONU, os direitos humanos foram instituídos mundialmente e essas leis trabalhistas se tornaram uma base de grande apoio ao empregado, as situações extremas em que ele uma vez se encontrou sem suporte algum, agora possui leis que o sustentam e são obrigatórias em qualquer cargo que ofereça esse perigo.

No Brasil, podemos verificar tudo isso pelo art. 161 do Decreto da Lei 5452/43 vindo da Consolidação das Leis do Trabalho que tem como objetivo a preservação do trabalhador na atividade que exerce, assim exigindo como princípio a segurança e saúde do mesmo (BRASIL, 1943). Porém, mesmo assim infelizmente ocorrem situações em que obrigações como essas são ignoradas e pessoas são extremamente lesadas ao carecer do Trabalho Decente.

O Trabalho Decente é uma condição fundamental de trabalho para o empregado, conceito desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho(O QUE É, [20--]) que preza pela Responsabilidade Social da empresa pelo seu funcionário (ZANITELLI, 2013), provendo condições seguras para seu contratado usufruir.

Vamos analisar o cargo de Operador de Telemarketing. É um cargo que surgiu muito recentemente e com o advento da internet se tornou mais sólido nas empresas que oferecem serviços de comunicação. Pela prematuridade do cargo não existia nenhum sindicado nem lei que vigorasse como as atividades deveriam ser feitas pelo trabalhador, assim os funcionários dessas empresas começaram a sofrer pela falta de suporte, enfrentando jornadas de trabalho exaustivas e condições que pecavam contra as leis já citadas. Em previsto eclodindo reclamações e casos que levaram a necessidade de uma ação para a justiça e resolução dos problemas (BERNARDO, [20--]). Passado algum tempo foram instituídas medidas que regularizam e normatizaram tudo que seria responsável e de direito dessa profissão(BRASIL, 2007).

No âmbito dessas mudanças e para reforçar ainda mais o paradigma de resolução, a NR17 foi criada (BRASIL, 1978). É uma Norma Regulamentadora para que as empresas que possuírem esse tipo de funcionário devem fornecer condições de trabalho com máximo de conforto, segurança e extraindo o máximo desempenho de suas tarefas. Logo as características psicofísicas de cada um são levadas em conta, já que quem trabalha no cargo fica sentado, ouvindo o cliente por headsets e olhando para tela de computadores por tempo prolongado(OPERADOR, [2009-]), ambiente que pode levar a inúmeras doenças e condições médicas(ORSELLI, 2009). Essas ações requerem uma boa dose de atenção, levando em conta que a cadeira que o funcionário está se sentando, o equipamento que ele usa para receber o contato do cliente e a forma que ele recebe essas informações deve estar dentro do conceito de ergonomia estabelecido nessa mesma norma.

Não somente para Operadores de Telemarketing, mas atualmente as diretrizes trabalhistas evoluíram muito. As Normas Regulamentadoras são imprescindíveis, independente do setor de cada empresa e devem ser seguidas à risca. E como Responsabilidade Social que desempenha no ambiente jurídico, ter a opção de exceder essas responsabilidades é socialmente válido à empresa e é uma alternativa merecedora de atenção, no caso em que a lei se faça necessária e assim possa garantir seu comportamento responsável em relação aos trabalhadores e seu local de serviço (ZANITELLI, 2013).

Responsabilidade Social é um tema que no momento é preocupação de inúmeras empresas (AS 10, 2009), visto que cada uma delas possui um Market Share de grande porte em seu mercado, após o começo desses investimentos elas tem uma consolidação de longo prazo muito mais eficaz (SERAVALLI, [20--]). Dentro do que foi observado, muitas dessas corporações investem em vários meios de responsabilidades sociais, principalmente com o público externo e com a região que habita, o resultado é algo de grande utilidade provendo uma reação positiva do público ao ter contato com a marca, devido a anteriormente terem sido alvo dos eventos produzidos.

Sabendo dessa prioridade que a Responsabilidade Social tem no mercado e nicho que cada empresa faz parte, surgiram alguns estudos que começaram a pensar e encarar de maneira diferente, e o que era quase inteiramente voltado para o público começou a ser voltado para o público interno (ÁREAS, 2009). O ato de se preocupar com o funcionário, seu local de trabalho, bem-estar e carreira foi algo que trouxe um efeito bastante efetivo, já que afetou na produção, na qualidade dos produtos e no desempenho individual de cada colaborador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com