Uber - A nova tendência
Por: MRCS UFPA • 27/8/2017 • Monografia • 473 Palavras (2 Páginas) • 631 Visualizações
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
MARCOS SILVEIRA DA SILVA
Universidade Federal do Pará - UFPA
ATIVIDADE ACADÊMICA
Belém
2017
MARCOS SILVEIRA DA SILVA
Universidade Federal do Pará - UFPA
Atividade acadêmica apresentada ao curso de administração como parte dos requisitos necessários à obtenção de nota de avaliação da disciplina: Administração de pequenas empresas Orientador: Msc. Mário Cesar dos Santos de Carvalho, Belém, 2017
Belém
2017
1. Discuta os fundamentos das mudanças tomadas como base no caso da Uber.
O caso do Uber é notável porque nos mostrou como uma pequena melhora no atendimento, ex.: oferecer água, balinhas, colocar uma música de acordo com o gosto do cliente, etc. faz toda a diferença quando o assunto é escolher entre o Uber ou um taxi.
Uma questão é o público alvo, tendo em vista o público ligado em apps, a praticidade do Uber é tanta que impactou a indústria dos táxis convencionais, resultando para estes, corridas a clientes mais assíduos. Outra vantagem do Uber sobre a concorrência é que ao chamar um, você sabe exatamente o trajeto que ele irá fazer e o valor da corrida antes mesmo de entrar em contato com o motorista, o que não é possível com serviço de táxis tradicionais.
Essas são algumas vantagens do serviço do Uber sobre os taxistas, vantagens que compreendem o valor da empresa.
2. Quais são seus principais STAKEHOLDERS (patrocinadores, agentes de mudança, alvos e defensores dessa inovação)?
Seus principais stakeholders são empresas, aposentados, estudantes, profissionais autônomos, clientes e políticos.
3. Quais seriam as implicações para os principais stakeholders caso a Uber seja autorizada a operar na cidade do Rio de Janeiro?
A maior implicação seria a regulamentação do serviço e vistorias da qualidade dos carros do app, além de documentação do carro e do taxista. Porém a prefeitura do Rio de Janeiro estuda formas de regulamentar os serviços de transporte por táxi e carros particulares que utilizam aplicativos para smartphone. Crivella destacou o esforço para modernizar o serviço de táxi na cidade com o lançamento de um aplicativo da própria prefeitura, no dia 29 de maio, que está funcionando em fase de teste com 150 motoristas e deve entrar em vigor em agosto. No mesmo dia os tradicionais táxis amarelos foram declarados como Patrimônio Cultural da cidade. Segundo ele, o aplicativo Taxi.Rio é um esforço para que os taxistas possam competir com o Uber em condições igualitárias.
4. Após analisar a mudança, a cultura (da empresa e cidade) e o negócio da Uber, a consolidação dessa empresa na cidade traria mais benefícios ou problemas para o Rio de Janeiro?
Após a consolidação dessa empresa na cidade, benefícios poderiam ser notados, como, a criação de novos empregos, a diversificação de serviços de taxi por apps e novas leis que abrangem novos tipos de serviço. E com isso o consumidor é ainda mais beneficiado, através dessa concorrência agradá-lo se torna o principal objetivo de quem fornece esse tipo de serviço.
...