Uma Gestão Financeira
Por: Welma E Alex Oliveira • 4/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 680 Visualizações
[pic 1][pic 2]
GESTÃO FINANCEIRA
Alex Fernando Alves de Oliveira
Este trabalho foi requisitado na disciplina
Administração do Prof. João Luiz de S. Lima.
Vitória da Conquista – Ba
Junho – 2015
INTRODUÇÃO
O mercador nos dias atuais precisa cada vez mais de profissionais competentes e bem capacitados.
Com o processo histórico mundial a administração empresarial percebeu que faltava um profissional que pudesse controlar o setor financeiro. Antes de compreendermos a função desse profissional é necessário entender o que a gestão das organizações financeiras exige, quais são os seus objetivos.
Definida os objetivos da gestão financeira e o seu cenário empresarial é então possível determinar as principais atribuições que o profissional em gestão financeira deve ter e ainda qual seria o perfil ideal.
A seguir tentaremos descrever os objetivos desta gestão e as atribuições do profissional dessa área.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Gestão Financeira
Após a revolução industrial surgiram problemas que não existiam antes, o que obrigou a busca de solução, bem como profissionais capacitados em usar vários métodos de ciências, para administra os negócios da época. Este contexto histórico serviu de arranque para a ciência da administração a necessidade de conhecer e aplicar modelos e técnicas administrativas.
A gestão é um ramo das ciências humanas que difere do administrador, é na verdade o ato de gerir, de executar ações pré-determinadas. A gestão financeira por sua vez, consiste na ciência da gestão de ativos financeiros, gerenciar, controlar e estudar o dinheiro e seus ativos.
Essa ciência é conjunto de atividades que objetivam maximizar os resultados financeiros, resultantes das movimentações empresariais. Suas funções estão em assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada com rentabilidade dos capitais investidos, garantido a estabilidade das operações, capitando recursos externos de forma eficiente, visando eficiência e rentabilidade.
2.1.1 Objetivo
O gestor financeiro deve criar estratégias para obtenção de recursos necessários, com o objetivo de trazer resultados satisfatórios para as organizações. Portanto, deve estar atento as mudanças do mercado de consumo, criando formas de conseguir um lucro maior, utilizando o mínimo de recursos financeiros possíveis a curto e longo prazo.
A figura do gestor financeiro se torna imprescindível à medida que a empresa se desenvolve, porque este profissional deve saber o momento certo de movimentar os recursos da empresa.
Hoje praticamente todas as decisões devem passar por uma análise do ponto de vista financeiro para que possa ser tomada, pode-se concluir que a gestão financeira abrange uma grande área dentro das empresas, influenciando diretamente em todos os setores a todo o momento.
2.1.2 Funções financeiras
A gestão financeira no ambiente empresarial exerce algumas das funções:
- Planejar financeiramente as necessidades de crescimento da empresa, estabelecendo metas mínimas;
- Controle financeiro, acompanhar, avaliar, implementar medidas corretivas e verificar eficácia no desenvolvimento financeiro;
- Administrar ativos, avaliar riscos e retornos, bem como acompanhar defasagem;
- Administrar passivos, gerenciar a estrutura do capital, financiamentos, riscos e redução de custos.
Independentes da natureza da atividade praticada na organização de modo geral só existem duas grandes decisões: a de investimento (recursos aplicados) e de financiamento (capitação de recursos).
2.2 Atribuição do gestor financeiro
Um bom gestor tem que conhecer a empresa onde trabalha todas as suas áreas, desenvolvendo uma visão integrativa dessa organização, bem como seu relacionamento com o ambiente externo. O desempenho desse profissional determina o sucesso ou não da empresa.
Esse profissional objetivo maximizar a riqueza dos proprietários da empresa, dedicando-se a avaliar as melhores decisões financeiras e a sua criação de valor.
Podem ser integradas nas funções financeiras as seguintes atividades:
- Análise, planejamento, controle financeiro, tomando decisões preciosas e inteligentes;
- Gerir o caixa, avaliar o fluxo que a empresa possui;
- Normalizar os critérios para conceder prazo de pagamento para os clientes;
- Administrar as cobranças de modo que as contas a receber sejam efetuadas ao menor custo possível;
- Certificar que o montante capital é o necessário para manter as atividades da empresa;
- Maximizar, lucro, o valor de mercado da empresa e a continuidade do empreendimento.
Nessa breve análise podemos concluir que o gestor financeiro carrega consigo a responsabilidade do sucesso da organização onde está envolvido. Para realizar essa função ele deve utilizar ferramentas que lhe auxiliem na tomada de decisões como, por exemplo, análise de relatórios, ferramentas e técnicas de finanças corporativas (Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado do Exercício e Demonstrativo de Fluxo de Caixa).
2.3 Competências necessárias para um gestor financeiro
Entende-se por competência profissional a capacidade individual de colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adquiridos em sua formação para desempenho eficiente e eficaz para natureza do seu trabalho.
...