Uma visão prática da contabilidade
Por: DaniloPrimo • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 165 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Uma Visão Prática da Contabilidade..................................................................4
3. CONCLUSÃO..........................................................................................................
4. APENDICE...............................................................................................................6
4.1 Questionário para o prestador de Serviço Contábil.........................................6
4.2 Questionário para a Empresa..............................................................................8
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e fixar conteúdos estudados durante o primeiro semestre do Curso de Ciências Contábeis. Foi analisado um contexto empresarial, assim como, conhecida a contabilidade dentro deste ambiente. Primeiramente, foi feito uma análise de um servidor contábil, estando o mesmo ligado nas decisões de uma entidade. Para tal, há que se lembrar que a contabilidade é um instrumento que analisa, gerencia e decide o planejamento estratégico de uma empresa.
Aqui é importante salientar que a contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema de informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais, no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.
- DESENVOLVIMENTO
- Uma Visão Prática da Contabilidade
A visão do contador entrevistado é de que a contabilidade é imprescindível para que o administrador atue com competência na execução da atividade empresarial, pois a mesma é usada como instrumento de análise, gerência e de decisão, utilizando-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, informando aos administradores a situação econômica - financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões.
De acordo com as respostas da empresária, pode se afirmar que a mesma desconhece a verdadeira razão de ser da contabilidade. Percebe-se que ainda não é tratada como instrumento de gestão, ou seja, economiza neste setor, muitas vezes por não possuírem informação ao considerarem a contabilidade apenas como um “mal necessário”, realizada para atender às exigências fiscais e não como um instrumento útil para assessorar em suas decisões.
O Prestador de Serviço Contábil entrevistado caracteriza-se pela busca constante de conhecimento e aperfeiçoamento em sua área de atuação, procurando sempre estar atualizado com as mudanças na legislação, mostrando que não apenas devemos querer nosso diploma, mas sim, estar sempre buscando aperfeiçoamento, pois a legislação vive em constantes mudanças. O mesmo demonstra ter uma vasta experiência na área, também mostra que é um bom profissional no que faz, pois já atua a mais de 20 anos. Escolheu a profissão contábil pela aptidão na Matemática e por perceber que é uma área promissora e com uma grande chance de obter sucesso profissional. Más, vale ressaltar que, de acordo com a resposta da empresária, a empresa contábil possui um ponto que demanda melhoria, que é a não apresentação de relatórios explicativos.
Assim, é necessário mudar o pensamento em relação aos recursos direcionados a obtenção do conhecimento contábil, pois este precisa ser de qualidade, já que é de grande importância para as empresas, que enfrentam diariamente problemas por tomarem decisões equivocadas, em virtude de não possuírem informações que reflitam sua verdadeira realidade.
- CONCLUSÃO
A elaboração deste trabalho, deixou muito clara a importância do profissional de Ciências Contábeis para o desenvolvimento das atividades empresariais. Os conhecimentos jurídicos permitem isenção da empresa. Sem eles, cai-se no amadorismo, numa prática de mercado em que os objetivos podem não serem tratados de acordo com a realidade e a empresa venha a ser penalizada no futuro ou traga prejuízos para os associados.
Sem dúvida, a empresa que se orienta pelas regras vigentes no comércio não podem prescindir das orientações valorosas do profissional contábil. Este, analisa a situação da empresa, sempre tendo em mente a possibilidade de expansão dos negócios de forma duradoura.
- APÊNDICES
4.1 Questionário para o prestador de Serviço Contábil:
- Qual a formação do responsável pela contabilidade?
Professor, Administrador, Contador e Pós Graduado em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental.
- Qual o tempo de atuação na profissão?
20 Anos
- Por que escolheu a profissão Contábil?
Pela aptidão na Matemática e da procura pelo profissional Contábil no mercado de trabalho.
- Realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação?
Sim, vários cursos.
- Já exercia a atividade contábil durante o curso de graduação?
Sim
- Qual a importância da profissão contábil na sociedade?
A contabilidade como instrumento de analise, gerencia e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores a situação econômica – financeira da empresa de modo a auxiliar na tomada de decisões. Esses subsídios são imprescindíveis para que o administrador atue com competência na execução da atividade operacional.
- Qual a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário?
A profissão contábil é uma atividade fundamental em princípios, leis e outras normas decorrentes das relações sociais entre pessoas, empresas e instituições em geral, sendo portanto, vinculada a área das ciências sociais aplicadas, com o objetivo de medir a riqueza, orientar para tomada de decisões administrativas.
...