VISÃO ADMINISTRATIVA SOBRE O LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO
Por: gabrielrolimrm • 3/6/2015 • Resenha • 643 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
VISÃO ADMINISTRATIVA SOBRE O LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO
O livro retrata que a liderança sob as pessoas requer habilidade, pois um líder é aquele que consegue influenciar as pessoas fazendo com que elas trabalhem com vontade e satisfação, para atingir os objetivos que fará bem a todos, os lideres devem compreender a diferença entre poder e autoridade, acontece que o poder oprime o colaborador pois ele se sente impotente, já através da autoridade as pessoas se propõe a fazer as tarefas por causa da influência pessoal de um líder, no entanto não se descarta o poder pois ele é o que impõe limites, mas, ele deve ser usado com cautela.
A necessidades psicológicas das pessoas são importantes pois uma pessoa não se sente valorizada apenas pelo dinheiro, mas sim também pelas coisas mais simples. Um líder precisa saber ouvir os outros, se importar com as pessoas é uma virtude genuína de um verdadeiro líder pois o seu papel é servir, isto é, aquele que tem essa responsabilidade precisa facilitar a vida dos liderados. Servir necessidades legitimas (exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano) e não vontades (um anseio que não considera as consequências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja).
Um modelo de liderança é a marca de quem o faz, sendo assim um líder tem que estar disposto a mudanças que agregam (mudança de paradigma), já que um relacionamento saudável entre fornecedor e cliente é necessário para a saúde duradoura de qualquer organização. O que significa é que relacionamentos saudáveis com os clientes, colaboradores, donos e fornecedores asseguram um negócio saudável. (Novo paradigma) se faz necessário entender que Liderança Autoridade Serviço e Sacrifício Amor Vontade são indispensáveis em um líder que exerce autoridade, isto é fantástico.
O líder precisa de valores, precisa ter sua base de trabalho, suas crenças e suas atitudes são o reflexo do que pensa, foi citado que um novo método de trabalho é provavelmente o que falta para líderes em depreciação são eles, Paciência: mostrar autocontrole. Bondade: dar atenção, apreciação, incentivo. Humildade: ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância. Respeito: tratar as pessoas como se fossem importantes. Abnegação: satisfazer as necessidades dos outros. Perdão: desistir de ressentimentos quando enganado. Honestidade: ser livre de engano. Compromisso: ater-se ás suas escolhas.
É importante criar um ambiente saudável para as pessoas evoluirem e terem sucesso. Ou seja, em condições favoráveis as pessoas conseguem demonstrar o que tem de melhor, pois um colaborador mal influenciado, reprimido, ignorado será um talento desperdiçado, o líder é aquele que serve, fornece o ambiente certo e provoca um questionamento que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer suas escolhas sendo assim ele precisa dar o suporte necessário para que uma pessoa venha conseguir bons frutos por mérito próprio.
A responsabilidade e as escolhas que fazemos interferem vagarosamente no sucesso ou no fracasso próprio e ao nosso redor, encarar as responsabilidades que assumimos e agir com boas intenções tem o efeito que merece, um líder deve compreender as responsabilidades que está exposto pois ele trabalha para o coletivo seus atos definirão o quanto as pessoas o reconhecem justo ou injusto, é preciso manter o controle da vontade, isto é, levado ao extremo o determinismo significa que para cada efeito ou evento, físico ou mental, há uma causa, como já dizia Newton para cada ação existe uma reação.
...