Vantagem competitiva
Por: Luanna Araujo • 5/4/2016 • Artigo • 4.413 Palavras (18 Páginas) • 438 Visualizações
VANTAGEM COMPETITIVA: FATOR ESTRÁTEGICO QUE GERA OPORTUNIDAES DIANTE A CRISE.
Claudenice Ferreira de Sousa
Francislande Dantas Leite Sousa
João Hercules Lustosa
Luanna de Sousa Araujo
Maria Aparecida Morais de Araújo
RESUMO
O termo Vantagem Competitiva remete à necessidade de obtenção de requisitos e desenvolvimento de atributos que propicie melhores condições de competir em relação às condições dos oponentes. Um dos grandes pensadores desse importante tema foi Michael Porter. Em seus estudos, Porter pode identificar, observando o ambiente de competição em que estavam inseridas diversas organizações, as questões fundamentais que lhes conferiam ou não, alguma Vantagem Competitiva. Este artigo tem como objetivo abordar a vantagem competitiva, com uma releitura teórica de Porter para o entendimento das estratégias empresariais utilizadas pelas organizações. E mostrar também como a crise financeira no nosso país está afetando as diversas áreas do empreendimento. Mostrar que mesmo diante a crise, existem oportunidades e estratégias que sendo bem utilizadas podem trazer grandes benefícios à empresa.
Palavras-chaves: 1. Vantagem Competitiva. 2. Estratégia. 3. Crise
ABSTRAT
The term competitive advantage refers to the need for requirements gathering and development of attributes that provides better conditions to compete in relation to the conditions of the opponents. One of the great thinkers of this important topic was Michael Porter. In his studies, Porter can identify, watching the competitive environment in which they were inserted several organizations, the fundamental issues that gave them or not, any competitive advantage. This article aims to address the competitive edge, with a theoretical reading of Porter to understand the business strategies used by organizations. And also show how the financial crisis in our country is affecting the various areas of the enterprise. Show that even before the crisis, there are opportunities and strategies being used properly can bring great benefits to the company.
Key-words: 1. Competitive Advantage. 2. Strategy. 3. Crisis.
INTRODUÇÃO
Em um país com tantos altos e baixos como o nosso, a vantagem competitiva é um dos principais fatores que garante a sobrevivência no mercado, ela corresponde a um beneficio significativo e, preferencialmente, de longo prazo de uma organização sobre seus concorrentes, estabelecer e manter uma vantagem competitiva é complexo, mas a sobrevivência e prosperidade das empresas dependem disso.
Sem competidores não haveria necessidade de estratégia, pois o único propósito do planejamento estratégico é tornar a empresa apta a ganhar, tão eficientemente quanto possível, uma vantagem sustentável sobre seus concorrentes.
Para Porter (1986) a estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a competição industrial. O desafio enfrentado pela gerência consiste em escolher ou criar um contexto ambiental em que as competências e recursos da empresa possam produzir vantagens competitivas.
Entendemos que Porter, em sua abordagem, propõe que uma Estratégia, realmente Competitiva, precisa levar em conta uma série de conceitos para formação de uma Vantagem Competitiva sustentável.
Em meio a crise, as organizações estão se comportando da mesma maneira que o corpo humano quando estão frentes a uma situação de ameaça e perigo, que diante destas situações revela-se o instinto de preservação, buscando evitar correr risco para se manter viva no mercado. Nos momentos de crise as organizações precisam definir rapidamente qual caminho irão seguir, o de defesa ou o de ataque, constituindo uma escolha muito difícil, pois recuar hoje pode significar perda de mercado, rentabilidade mais à frente, comprometendo o futuro da organização, e avançar pode demonstrar falta de foco ou oportunismo. Ninguém sabe ao certo quanto tempo a crise durará, mas o certo é que mais cedo ou mais tarde a retomada virá.
Portanto, este trabalho busca uma análise da vantagem competitiva e do planejamento estratégico e de assuntos relacionados à crise recente, através de uma pesquisa bibliográfica que considera os principais assuntos envolvidos com a vantagem competitiva e a crise econômica proposta por alguns autores e por organizações que implantam essa ferramenta.
A CONTRUÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA SEGUNDO PORTER
CONCEITO ESSENCIAL 1: AS CINCO FORÇAS
A busca da Vantagem Competitiva, esta na essência da formulação estratégica que é, para Porter, lidar com a competição. Na luta por participação de mercado, a competição não ocorre apenas em relação aos concorrentes, mas em toda a cadeia de relações da empresa. Surge deste entendimento o conceito das Cinco Forças que regem a competição em um setor. Que são: Clientes – o poder de barganha dos compradores pode alterar o equilíbrio na relação deste com o setor, Fornecedores - Os fornecedores podem exercer poder de barganha sobre os participantes de um setor, aumentando os preços ou reduzindo a qualidade das mercadorias e serviços, Novos Entrantes em potencial - Novos entrantes trazem novas capacidades e o desejo de ganhar participação de mercado, Produtos Substitutos - Os substitutos não somente limitam lucros, eles também reduzem a prosperidade que um setor pode alcançar - e a Rivalidade entre os Concorrentes - está ligada ao uso de táticas como as de competição de preços, lançamento de produtos e propaganda. Desta forma, o vigor coletivo destas forças determina o lucro potencial máximo de um setor. Este modelo de Porter é uma ferramenta para pensar e avaliar o ambiente externo da organização.
"A meta da estratégia competitiva para uma unidade de negócios em um setor é encontrar uma posição no setor onde a empresa possa se defender melhor dessas forças competitivas ou influenciá-las a seu favor".
[pic 1]
Figura 1 – As cinco forças de Porter e suas estratégias
CONCEITO ESSENCIAL 2: AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
Porter escreve:
"Estratégia competitiva é sinônimo de tomar atitudes ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável em um setor, a fim de lidar com as cinco forças competitivas e, assim, obter um retorno superior sobre o investimento."
...