A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Por: thamires gestal • 24/11/2016 • Trabalho acadêmico • 7.250 Palavras (29 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
DUQUE DE CAXIAS
17 DE JUNHO DE 2015
A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Atividade apresentada à disciplina Matemática Financeira do curso de Administração da Universidade Estácio de Sá.
Orientador:.....................
DUQUE DE CAXIAS
17 DE JUNHO DE 2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado para melhor entendimento sobre a matemática financeira. Obtendo questões e respostas relacionadas ao assunto. Como a origem da moeda; produtos financeiros relacionados a empréstimos, financiamentos ou aplicações financeiras; a metodologia de apuração da inflação; critérios de avaliação de investimento; buscamos meios de entender melhor o assunto acerca de profissionais da área.
1- Pesquise na internet ou em livros a origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos. Elabore um resumo no qual se destaque as motivações e justificativas para cobrança de juros e as práticas adotadas no passado e que ainda são consagradas pelo o uso, incluindo ainda no texto um breve histórico sobre a criação da moeda. Não se esqueça de fornecer a referência bibliográfica e ou sites da internet utilizados na pesquisa.
ORIGEM DA MOEDA
Esse sistema de troca direta que durou por vários séculos deu surgimento ao vocabulário ‘Salário’, era o pagamento feito através de certa quantidade de sal, conclui ouro, prata etc.
As primeiras moedas surgiram na Lídia. (atual Turquia, no século VII A.C.
A necessidade de guardar as moedas em segurança deu surgimento aos bancos, reconhecidos oficialmente e surgido na Suíça em 1656, na Inglaterra em 1964 na França em 1700 e no Brasil em 1808.
(WWW.casadamoeda.gov.br) (pt.m.wikipedia.org)
A palavra moeda refere-se à aparição de pedaços de metal estilizados e cunhados por uma instância governativas. A função das moedas metálicas e posteriormente do papel moeda, foi, pois facilitar as trocas comerciais.
A história da moeda está ligada a história do dinheiro e das trocas comerciais.
ORIGEM DA DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS
A Origem das Operações Comerciais, surgiu através da troca de mercadorias direto, onde pessoas trocavam mercadorias por outras mercadorias sem equivalência de valor. Sendo assim nessa troca, algumas mercadorias passaram a ser mais procurada que outra, foi da que sugue a moeda mercadoria, sendo as mercadorias mais procuradas e valiosas como Sol, gado, cacau, açúcar, pau Brasil e tabaco.
ORIGEM DAS COBRANÇAS DE JUROS
O Empréstimo a juros pode ser definido como um contrato pelo qual aquele que toma emprestado se compromete a pagar periodicamente ao credor uma porcentagem sobre o valor que lhe é posto à disposição.
Usura pode significar a prática extorsiva ou exagerada dos juros. (cleofas.com. br)
A história do dinheiro está ligada também a história das primeiras transações bancárias e a cobrança de juros. Com a chegada de Jesus Cristo, e posterior desenvolvimento do Cristianismo, há uma revolução na atitude perante o dinheiro. Sabe-se que esta superação de entendimentos tem a ver com a separação existente dentro do Judaísmo do tempo de Jesus, entre Saduceus (Judeus Conservadores) e Fariseus (Judeus revolucionários). (WWW.simplessoluções.com.br)
2- Realize uma pesquisa de campo, se dirigindo a bancos, financeiros, empresas de factoring etc., elencando pelo menos 10 produtos financeiros relacionado a empréstimos, financiamento ou aplicações financeiras, associando a cada um a prática de apuração dos juros: juros simples ou juros compostos, antecipados ou não, e metodologia de cômputo dos dias ( comercial, exatos, úteis).
A pesquisa de campo foi realizada na instituição financeira Caixa Econômica, na cidade de Duque de Caxias/RJ. Neste caso os produtos relacionados como empréstimos bancários, financiamentos, aplicações, são operações utilizadas em juros compostos com metodologia de cômputo no dia comercial (30 dias).
1- Crédito Imobiliário para Imigrantes
A Caixa financia imóveis para emigrantes com comprovante de renda no exterior.
Aquisição de imóvel novo, usado ou na planta. Aquisição de lote ou terreno. Reforma ou construção. Para você que trabalha no exterior e deseja realizar o sonho da casa própria no Brasil a Caixa oferece uma linha de crédito com até 420 meses para pagar e até 90% do valor do imóvel financiado (opção no simulador: Residencial).
A quem se destina
Emigrantes brasileiros natos ou naturalizados, com CPF ativo e regular junto à Receita Federal, que tenham no mínimo 18 anos completos ou emancipados e possuam comprovante de rendimentos de fontes situadas no exterior.
Como funciona
Você, que é imigrante, comprovará sua capacidade de pagamento através da apresentação de comprovante de renda do exterior, de modo que, possa ser submetido a uma avaliação de risco de credito para obtenção de financiamento imobiliário no Brasil.
Aprovação na avaliação de risco de crédito
...