A APOSTILA DE RH
Por: brittolari • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Teoria de Lamarck
Partia do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita. Apresenta duas leis:
- Lei do uso e desuso
- Lei da transmissão hereditária de características
Teoria de Darwin
Acreditava que dentro da população de cada espécie existe uma variação de características e, as que possuíam as melhores características sobreviveriam.
Neodarwinismo apresente os seguintes aspectos:
Seleção natural - fator darwiniano. Tem como princípio que os descendentes de uma espécie que sobrevive são os mais aptos, ou seja, aqueles que herdam combinações gênicas mais favoráveis à sobrevivência, em determinado quadro de fatores ambientais.
Mutação - que explica as variações hereditárias. Acontece quando há qualquer alteração hereditária de um gene.
Recombinação gênica - acontece quando há a mistura de genes de indivíduos diferentes de uma população. Com a recombinação ocorre o surgimento de genótipos novos sem a ocorrência de mutações.
Sistema Digestório Humano
No aparelho digestório o alimento sofre ação de enzimas digestivas, onde transforma o alimento em partículas simples. Essa quebra de partículas complexas se transformando em partículas simples é chamada de hidrólise.
O sistema digestório humano é formado por:
- Boca
- Faringe
- Esôfago
- Estômago
- Intestino (delgado e grosso)
- Ânus
O alimento é levado através da faringe e do esôfago até o estômago, esse deslocamento depende dos movimentos peristálticos.
Os três esfíncteres que fazem parte do sistema digestório humano são: cárdico, pilórico e ilê-cecal.
Quando chega ao estômago, o bolo alimentar é misturado com o suco gástrico liberado pelo pâncreas. O duodeno é um tubo que liga o estômago ao intestino delgado, é também no intestino delgado que o fígado libera a bile.
Refluxo gastroesofágico é o que chamamos de queimação e ocorre quando o suco gástrico penetra no esôfago.
Sistema Respiratório Humano
Existem quatro tipos de respiração animal:
- Cutânea
- Traqueal
- Pulmonar
- Branquial
O sistema respiratório humano é formado por:
- Fossas nasais
- Boca
- Faringe
- Laringe
- Traqueia
- Brônquios
- Bronquíolos
- Alvéolos
O oxigênio que chega aos alvéolos pulmonares passa para os capilares sanguíneos por difusão e penetra nas hemácias.
A Faringe tem comunicação tanto com a fossa nasal quanto com a boca, com a função de conduzir o ar até a laringe. Chegando à laringe ar deve atravessar a glote, onde existe uma válvula chamada epiglote. Na laringe também são encontradas as cordas vocais, que são responsáveis pela produção do som e a passagem de ar.
*epiglote – sua função é evitar que alimentos e bebidas entrem na vida respiratória, serve para fechar a ligação da faringe com a glote, evitando assim que o sistema respiratório se ligue ao sistema digestivo.
...