A APRESENTAÇÃO DE TCC
Por: Anna Júlia Oliveira • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
RESUMO PARA ESTUDAR PARA APRESENTAÇÃO DE TCC
1° Slide: Barbara Duarte
Olá boa noite, estamos aqui para apresentar um projeto que pretendemos desenvolver voltado para a ergonomia e acessibilidade no amiente educacional, que consiste na modificação do mobiliário escolar.
2° Slide: Barbara Duarte
Optamos por uma carteira escolar, pois observamos que o uso inadequado da mesma, geram sérios problemas de saúde.
Destacamos os problemas posturais, pois percebemos uma carência de uma cadeira que atenda as necessidades dos alunos com relação ao desconforto e a saúde.
3º Slide: Anna Júlia Marques
Nosso objetivo é propor bem estar aos alunos, garantindo melhor aprendizado. Essa carteira destina-se não só as universidades, mas também qualquer unidade de ensino.
4º Slide: Anna Júlia Marques
No fim do século XIX, houve uma preocupação com o bem estar dos alunos nas salas de aulas e o grande foco era a carteira escolar. Observaram que, como o aluno passa um período considerável dentro da sala de aula, o uso inadequado da carteira traria sérios problemas, como dores na região lombar.
Por isso pretendemos adaptar nossa carteira na região do encosto, pois percebemos que a maioria dos problemas causados são em relação à coluna.
5° Slide: Barbara Duarte
No século XIX, foi apresentada uma forma de se sentar corretamente na carteira, como mostra a figura 01.
Em um dos mais conhecidos manuais de higiene, foram apresentados três requisitos essenciais: o apoio dos pés, encosto e profundidade do assento. E são exatamente esses requisitos que iremos abordar em nosso projeto.
Em 1878, Bagneux mostrou uma posição incorreta de se sentar na carteira, como mostra na figura 02. E é esta posição gera diversos problemas de saúde.
Já na figura 03 destaca a falta de apoio nos pés, pois se tivesse esse apoio os danos à coluna seriam menores, e este é outro item que iremos abordar na nossa carteira, o apoio dos pés.
A figura 04 ilustra a primeira carteira escolar de Cardot, apresentada na Exposição Universal e Nacional de Viena em 1873, que possuía uma tabuleta adaptável.
6º Slide: Anna Júlia Marques
A figura 05 mostra uma carteira e banco de uma escola sueca de 1867, porém foi considerada inadaptável devido ao alto custo de produção.
Um novo modelo que se destaca em Paris, é o com três lugares e assentos isolados, como podemos ver na figura 06.A questão das carteiras escolares no Brasil, so houve indícios de sua produção na segunda metade do século XX.Tais carteiras só chegaram às escolas brasileiras depois da exibição das mesmas nas Expedições Universais e Nacionais.
Uma das primeiras carteiras fabricadas no Brasil foi feita na cidade de São Paulo, com assento duplo e com encosto com uma convexidade para acompanhar a curvatura da coluna, como mostra a figura 07.
Com o lançamento do caderno elaborado por Mello Filho pelo Ministério da Educação, que nele continha os parâmetros para a fabricação do mobiliário escolar, que deveria ser com design ergonômico e universal.
O mais recente modelo da carteira escolar com as normas da ABNT contida nela está ilustrado na figura 08.
7° Slide: Barbara Duarte
Na normatização relacionado a ergonomia, destacamos a NBR 14006 que estabelece requisitos de uma carteira individual com aspectos ergonômicos, de estabilidade e resistência.
...