TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

SÃO PAULO

2018

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Apresentado como Atividade Prática Supervisionada, pelo curso de Psicologia apresentado a Universidade Paulista (UNIP).

Orientador: Prof. Guilherme Carvalho.

SÃO PAULO

2018

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aproximar a teoria e a prática organizacional e apresentar projetos desenvolvidos mediante a empresa escolhida. Os dados nele contido sobre a empresa foram autorizados a serem divulgados pela própria empresa escolhida. Neste trabalho apontamos fatores a serem melhorados e analisamos projetos desenvolvidos com excelência.

Teoria de Maslow, teoria x/y e Motivação

A teoria de Maslow classifica as principais necessidades do indivíduo como uma pirâmide.  O primeiro e mais baixo nível da pirâmide é o das necessidades fisiológicas, as mais básicas para um organismo sobreviver. O segundo nível é a segurança do indivíduo, como abrigo, estabilidade. O terceiro nível são as necessidades sociais, que é se sentir parte de um grupo, amizades, relacionamentos, família. O quarto nível é a auto estima, que é o desejo de se destacar, de reconhecimento, de confiança em si mesmo. O quinto e ultimo nível é a necessidade de auto realização, sendo esse a auto avaliação de valores de moral, felicidade, solução de problemas.

Cada nível deve ser passado de acordo com sua hierarquia, do mais baixo até o mais alto. Cada nível atingido, faz com que o individuo se motive a atingir o próximo, até chegar na auto realização. Isso é aplicável no cotidiano dento do setor de Recursos Humanos de uma empresa, englobando salário, reconhecimento, incentivo. Um funcionário desmotivado, pode estar estacionado em algum nível da pirâmide que não foi atendido. Essa teoria ajuda na questão de motivação, onde investe nesse aspecto, para impulsionar os funcionários. Posteriormente, a equipe se sentirá mais motivada e será mais produtiva, fazendo com que tanto funcionários quanto empresam cresçam mutuamente.

Já a Teoria X e Y, diz que existem dois perfiz de funcionários. O funcionário X é conduzido pela empresa, e impulsionado por seu salário, vê o trabalho como algo desagradável. Já o funcionário Y, trabalha com prazer, enxerga como participante da equipe, é pró ativo.

Segundo Teixeira (2002, p.73) “ Motivar significa proporcionar um motivo a uma pessoa (ou a um grupo) para que ela se comporte de forma considerada ideal para o exercício de uma tarefa ou função”.

Ou seja, os funcionários precisam se sentir motivados pela empresa, se sentir parte integrante dela e sentir que seu trabalho é reconhecido. Por isso é necessário que a empresa conheça seus funcionários, seus perfis e seus cargos, analisando aspectos de produtividade, motivação e contentamento. Isso desenvolve a empresa, e o funcionário se sente satisfeito naquilo que faz, porque ao mesmo tempo que o funcionário precisa da empresa, a empresa também precisa do funcionário, então para que ambos se desenvolvam, é necessário que as duas partes sejam colaborativas entre si.

DESENVOLVIMENTO

Apresentação da empresa

Nome da empresa: Blue Tree Premium Morumbi

Endereço: Av. Roque Petroni Júnior, 1000 - Jardim das Acacias, São Paulo - SP, 04707-000

Site: https://www.bluetree.com.br/

Telefone: 5168-4068

Ramo de atuação: Hoteleiro

Blue Tree Premium Morumbi

Este trabalho foi realizado com dados da empresa Blue Tree Hotels. Esta empresa atua no ramo hoteleiro.

Desde que começou, a Blue Tree Hotels administra hotéis localizados em regiões estratégicas do Brasil. Atualmente a rede possui 23 hotéis pelo país, com 4500 apartamentos e mais de 2000 colaboradores. É tanto voltado para o mercado de viagens de negócios quanto para lazer. A rede possui as marcas:

  • Blue Tree Park (lazer e eventos);
  • Blue Tree Premium (hotéis executivos e sofisticados);
  • Blue Tree Towers (segmento business);
  • Blue Tree;
  • Noah Gastronomia e Eventos – (serviços de gastronomia);
  • CP hotéis – (reservas nos hotéis);
  • Delicatto – (sobremesas).

Estrutura 

A unidade que será apresentada neste projeto, é a que está localizada na Av. Roque Petroni Júnior,N-1000 no bairro Itaim Bibi em São Paulo, Hotel Blue Tree Premium Morumbi,  com 400 apartamentos e 123 colaboradores.


Organograma

INTERVENÇÃO

Analisar eticamente a atuação junto aos funcionários da organização apontando erros, acertos e pontos de melhoria. Em conjunto com alguns funcionários da Blue Tree Premium Morumbi, alguns pontos sobre a organização foram destacados:

Falhas

  • A remuneração foi o principal foco de desmotivação. Em breve pesquisa salarial, a Blue Tree aparece com valores distorcidos em relação a outras organizações do ramo hoteleiro.

  • A necessidade de treinamentos específicos a função exercida.

Acertos

  • O Hoteleiro do Mês: Projeto desenvolvido para reconhecimento do funcionário que exerceu sua função com excelência no mês vigente, determinado pela sua liderança. O mesmo ganha uma medalha e uma diária em algum hotel da rede Blue Tree.

  • Focus Group: Grupo de pessoas constituintes de cada departamento da organização (Infraestrutura, Governança, Recepção, Recursos Humanos, Financeiro e A&B) que se unem mensalmente e opinam sobre possíveis melhorias dentro da organização.

  • Alma Blue Tree: A postura ética, profissional e atitudes que geram credibilidade e confiança com base nas relações, são exaltadas nesse projeto que define mensalmente o funcionário que mais recebeu elogios via Stakeholders.

Sugestões em prol de melhorias.

Propomos as seguintes ações:

  • Estudo do sistema de remuneração da empresa através de pesquisa salarial a fim de verificar a faixa de remuneração definida.
  • Levantamento das necessidades de treinamento das equipes a fim de verificar suas carências de conhecimentos, habilidades e atitudes coerentes com as funções exercidas.
  • Elaboração de Plano Individual de Treinamento e Desenvolvimento Gerencial.

CONCLUSÃO

É visível a importância de uma pesquisa dentro da empresa, buscando saber o nível de satisfação dos funcionários, seu nível de produtividade, o que acham que poderia melhorar e o que gostam dentro da empresa. Tanto em aspectos de remuneração, como aspectos de preparação para sua função, a empresa deve ter ciência da opinião do funcionário a respeito disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com