TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  14/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.160 Palavras (13 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE LEME

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

LEME

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE LEME

[pic 2]

LEME

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

ANALISE DE AMBIENTE        4

FATORES ECONÔMICOS        4

FATORES SÓCIO-CULTURAIS        5

FATORES POLÍTICOS/LEGAIS        5

FATORES POLÍTICOS/LEGAIS        5

CONCORRÊNCIA        6

FATORES INTERNOS        6

GEOGRÁFICO        6

CARACTERÍSTICAS GERAIS        7

COMPORTAMENTAIS        7

DEFINIÇÃO DOS POSICIONAMENTO DE MERCADO        7

DEFINIÇÃO DA MARCA        7

SÍMBOLO        8

SLOGAN        8

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS        8

DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING        8

PRODUTO        9

PREÇO        9

PRAÇA        9

PROMOÇÃO        10

PESSOAS        10

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING        10

SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DO CLIENTE        10

ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO        11

MATRIZ SWOT        12

MIX DE MARKETING        13

ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DA MARCA        15

ESTRATÉGIA DE VENDAS        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

A cerâmica Bloks está situada na cidade de Santa Cruz da Conceição, no estado de São Paulo, próxima ao maior polo cerâmico das Américas (De acordo com a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimentos (Aspacer)). Inaugurada em 2013, a partir da união de um dos mais tradicionais fabricantes de produtos cerâmicos do estado de São Paulo, o grupo GE Marchi e a empresa de tecnologia de construção Tecno Logys. Está aliança soma o melhor delas para cumprir com seus clientes a entrega de produtos de qualidade e diferenciados, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do mercado de blocos cerâmicos.

ANALISE DE AMBIENTE

FATORES ECONÔMICOS

A partir de pesquisas da ABCERAM, ANFACER e ANICER apontam que o setor cerâmico apresentou desenvolvimento em várias regiões com destaque no Sul e Sudeste, e foram apontados que neste ano de 2014 temos como perspectiva de crescimento de consumo  a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas em 2016, crescendo segundo a ANFACER em torno de 7%. A Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER) em 2010 divulgou números da importância da cerâmica vermelha no Brasil:

• Geração de empregos diretos: 293 mil;

• Geração de empregos indiretos: 1,25 milhão;

• Faturamento anual: R$ 6 bilhões;

• Indústria de Cerâmica Vermelha: 4,8% da Indústria da Construção Civil;

• Indústria da Construção Civil:  7,3% do PIB nacional - R$ 126,2 bilhões;

• Macrossetor da Construção: 18,4% do PIB nacional.

FATORES SÓCIO-CULTURAIS

Bloks está instalada próximo ao maior polo cerâmico das Américas (De acordo com a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimentos (Aspacer)) que seria o município de Santa Gertrudes, incluindo região como Rio Claro e Araras. Cerâmicas instaladas próximas ou dentro deste polo possuem destaque devido aos centros de pesquisas, melhor distribuição de renda e maior densidade demográfica. O consumo deste tipo de produto tende a aumentar devido ao incentivo do governo voltado para o mercado imobiliário, como exemplo Minha Casa, Minha Vida e também o crédito facilitado de novas moradias.

FATORES POLÍTICOS/LEGAIS

Em 2012 o ministro da Fazenda anunciou que o setor de cerâmica passaria a pagar menos impostos trabalhistas para reduzir os custos de colaboradores, nesta posição as cerâmicas deixam de pagar 20% de contribuição patronal do INSS e passam a pagar de 1% a 2% sobre o faturamento. Isto foi dado como incentivo de contratação de mais colaboradores e evitando demissões assim também reduzindo o custo de mão de obra. Esta medida continua para o ano de 2013 e 2014.

FATORES POLÍTICOS/LEGAIS

Neste setor há grande impacto tecnológico, principalmente quando a tecnologia pode alterar na qualidade do produto final. Segundo pesquisa as cerâmicas se enquadram em pequeno e médios portes onde tem sua competitividade baseada em custos. Mais recentemente, o setor vem tomando iniciativas aprimorando a questão da tecnologia implantando mais profissionais na qualidade, também qualificação de mão de obra, desenvolvimento no uso de novos combustíveis, estudos de incorporação de resíduos na massa cerâmica e diversificação da produção. Na Bloks a tecnologia é de ponta tratando de um cerâmica de alta performance, sua produção é automatizada com robôs na carga, descarga assim como na secagem e na queima. A única no País com sistema de bandejas móveis para secagem, também com destaque no forno túnel de tecnologia italiana com capacidade de produzir 18 mil toneladas/mês.

Concorrência

A concorrência para o setor de cerâmica vermelha, não vem de concorrentes diretos, ela existe a partir das matérias primas, as quais alteram características físicas do produto porém atendem às mesmas necessidades, como exemplo temos o cimento que também tem produtos como tijolos obtendo vantagens e desvantagens.

O Bloco cerâmico conforme produção da Bloks proporciona maior produtividade e alta resistência assim obtendo menor quebra com a desvantagem por ter menor conforto térmico exigindo pintura externa evitando a umidade. O bloco de concreto possui mais vantagens tais como boa resistência, bom rendimento e produto final sem tantas variações, e entre suas desvantagens que são as mesmas do bloco cerâmico inclui-se também seu peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com