A AUDITORIA HOSPITALAR
Por: silvanafideles • 9/1/2020 • Trabalho acadêmico • 597 Palavras (3 Páginas) • 493 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR
DISCIPLINA AUDITORIA HOSPITALAR E QUALIDADE EM SEVIÇO
Silvana Maria de Melo Fideles
ATIVIDADE AVALIATIVA
MARAGOGI, AL
2019
Silvana Maria de Melo Fideles
ATIVIDADE AVALIATIVA
Resumo apresentado à disciplina Auditoria hospitalar e qualidade em Serviço
no Curso Superior Tecnológico em Gestão Hospitalar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas como critério parcial para primeira avaliação semestral.
Orientação: Prof. Heloísa Helena
MARAGOGI, AL
2019
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente, através da acreditação. Modelo adotado no Brasil, se iniciou no final dos anos 80, sob a coordenação do médico Humberto de Moraes Novaes, quando a coordenação Pan – Americana de Saúde (OPAS) estabeleceu uma serie de padrões para os serviços hospitalares da América Latina que, se atingidos, dariam ao hospital a condição de “acreditado”. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o objetivo era criar mecanismos de melhoria dos serviços hospitalares e ter parâmetros para promover esse aperfeiçoamento (ANVISA, 2004).
Para a acreditação ONA é necessário um planejamento integral da organização de saúde e as vantagens em possuir uma acreditação vão além de condições organizacionais e atingem aspectos sociais (ONA, 2014). Algumas das vantagens obtidas são, por exemplo: aumento de segurança para os pacientes e profissionais; melhora na qualidade da assistência; melhora na construção de equipe e melhoria contínua; criação de critérios e objetivos concretos adaptados à realidade hospitalar brasileira; e planejamento para a melhoria contínua (ONA, 2014).
Devido ao importante papel que a acreditação desempenha na gestão hospitalar e comportamento organizacional de prestadores de serviços em saúde, tanto ações governamentais quanto as organizações de acreditação estão modernizando seus padrões para promover a saúde da comunidade. Há uma tendência em associar a acreditação hospitalar na promoção e prevenção na saúde em suas comunidades, onde a acreditação incentiva os hospitais locais, verificando se há programas para promover comportamentos saudáveis e gestão de doenças crônicas da saúde local, ou seja, os organismos de acreditação checam se os hospitais estão acompanhando apropriadamente a saúde da comunidade, incluindo dados de mortalidade infantil, expectativa de vida, obesidade, uso de tabaco e admissões hospitalares potencialmente evitáveis (POKU et al., 2017).
...