A Administração da Qualidade e Produtividade
Por: fabianocarolino • 17/10/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 472 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
Curso: Logística
Disciplina: Administração da Qualidade e Produtividade
Fórum 3º Ciclo
1. Qual a importância do histograma? Quais são suas áreas de aplicação? Cite um exemplo de histograma.
A importância do histograma consiste no fato de que essa ferramenta permite a medição da evolução ou a frequência com de certos processos/ fenômenos ocorrem. Diante disso, é possível se analisar padrões e tendência inerentes a esses eventos (CAMARGO, 2014; DANIEL; MURBACK, 2014).
As áreas de aplicações são variadas, e, portanto, abarcam diversas possibilidades, dentre elas: indústrias cerâmicas no controle de qualidade e produtividade; na área da estatística, como por exemplo, na análise de produção de água tratada (KUROKAWA; BORNIA, 2002); pesquisas científicas, como da área da saúde e demais empresas de pequeno e grande porte.
O exemplo de histograma selecionado condiz com a pesquisa desenvolvida por Kurokawa e Bornia (2002). Esse histograma refere-se à demanda por água tratada em Goiânia, e consiste em histogramas do tipo assimétrico (os dois primeiros) e despenhadeiro (último).
Fonte: Kurokawa; Bornia, 2002, p. 2
2. Qual a importância do gráfico de dispersão? Quais são suas áreas de aplicação? Cite um exemplo de gráfico de dispersão.
A importância do gráfico de dispersão está relacionada ao fato de que esse instrumento proporciona uma análise de relações entre duas variáveis, sendo que por meio disso pode-se estabelecer correspondências entre dois fatores. Nesse contexto, é possível atribuir uma relação de causa e efeito, quando for o caso, e com isso identificar problemas (CAMARGO, 2014; DANIEL; MURBACK, 2014).
As áreas de aplicações, assim como no caso do histograma, são variadas, abarcando: indústrias cerâmicas, área da estatística, pesquisas científicas, provas estudantis, esportes, e-commerce, e de uma forma geral, pequenas e grandes empresas de compra e venda de produtos e/ou mercadorias.
O exemplo de gráfico de dispersão selecionado foi retirado da pesquisa desenvolvida por Mugabe, Fernandes e Correia (2012). Esse gráfico de dispersão refere-se a dados relativos aos pontos obtidos por jogadores de basquete, sendo que estes por sua vez foram utilizados para a construção de exercícios direcionados a estudantes universitários.
Fonte: Mugabe; Fernandes; Correia, 2012, p. 407.
Referências
CAMARGO, Cyrênio de Souza. Métodos de qualidade e produtividade. Batatais: Claretiano, 2014. 180 p.
DANIEL, Érika Albina; MURBACK, Fábio Guilherme Ronzelli. Levantamento bibliográfico do uso das ferramentas da qualidade. Gestão e Conhecimento, Poços de Caldas, v. 8, n. 1, p. 1-43, dez. 2014. Disponível em: https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v2014/Artigo16_2014.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.
KUROKAWA, Edson; BORNIA, Antonio Cezar. Utilizando o histograma como uma ferramenta estatística de análise da produção de água tratada de Goiânia.
...