A Administração de Empresa
Por: Otávio Leal • 23/5/2019 • Projeto de pesquisa • 2.322 Palavras (10 Páginas) • 168 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS DE VÁRZEA GRANDE - FAENG
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Lucas Pereira de Souza Carvalho
SixthSense: Suas aplicações, seus benefícios e sua relação com o futuro.
Cuiabá
2019
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS DE VÁRZEA GRANDE - FAENG
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Lucas Pereira de Souza Carvalho
SixthSense: Suas aplicações, seus benefícios e sua relação com o futuro.
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia de Controle e Automção, da UFMT, campus de Várzea Grande , a ser avaliado na disciplina de Oficina de Iniciação científica, ministrada pela professora Mestre doutoranda Perlla Haidee da Silva.
Cuiabá
2019
Sumário
RESUMO 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
4. DESENVOLVIMENTO 6
4.1 O SIXTHSENSE 6
5. FUNCIONALIDADES 7
6.APLICAÇÕES 7
6.1 APLICAÇÕES MILITARES 7
6.2 APLICAÇÕES COMERCIAIS 8
7. MIT E O SIXTHSENSE 8
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
10.Metodologia 10
11.Cronograma 11
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
RESUMO
Este relatório de pesquisa baseia - se, no estudo de uma ferramenta completamente futurista e inovadora, antes vista somente em filmes e de maneira fantasiosa, o SixthSense (ou sexto sentido) é uma interface gestual que aumenta o mundo físico ao nosso redor com informações digitais e nos permite usar gestos naturais para interagir com essas informações. Desenvolvido pelo gênio da computação e personalidade notável do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Pranav Mistry. Essa tecnologia é basicamente capaz de projetar “telas” no ar em qualquer ambiente, sob quaisquer circunstâncias, ignorando as variações climáticas ou superfície em que é projetada. Nos testes do protótipo o operador necessita basicamente de marcas de fotocélulas nos dedos ou nas mãos para conseguir manipular as telas permitindo-lhe, digitar, visualizar, manipular e interagir com o que foi projetado, essa tecnologia é considerada basicamente o futuro da realidade virtual e das telas convencionais, podendo substituir projetores, TVs, e todas as demais variedades de telas existentes. Diferente do touch screen, esse aparelho não necessita de toque ou de interação física, necessita apenas de gestos e sinais para que os projetores identifiquem alterações nos campos projetados e os algoritmos sejam executados.
Palavras chave: SixthSense, Pranav Mistry, MIT, Pattie Maes.
1. INTRODUÇÃO
Os humanos evoluíram durante milhares de anos até conseguirem sentir o mundo a sua volta. Quando temos contato com algo ou alguém utilizamos tato, olfato, audição e visão parar gerar informações sobre o objeto em contato, essas informações nos auxiliam na tomada de decisões. Nas últimas décadas as informações das quais a humanidade adquiriu e detém estão ainda mais acessíveis online.
Embora a miniaturização de dispositivos nos permita carregar computadores com facilidade, mantendo-nos sempre conectados ao mundo digital, não há nenhum elo entre nossos dispositivos digitais e nossas interações com o mundo físico. A informação é confinada tradicionalmente em papel ou digitalmente em um aparelho. O SixthSense preenche essa lacuna, trazendo informações digitais intangíveis para o mundo tangível e nos permitindo interagir com essas informações por meio de gestos manuais naturais. O 'SixthSense' libera suas informações integrando-as perfeitamente à realidade e assim, transformando o mundo inteiro em seu computador.
2. OBJETIVOS
O principal objetivo do desenvolvimento do protótipo foi o avanço na capacidade de transportar o conhecimento e a tecnologia por qualquer lugar do mundo, podendo potencialmente substituir TVs, Celulares, Computadores e outros dispositivos móveis. E consequentemente reduzir também a quantidade de lixo eletrônico e o barateamento desses dispositivos.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
"Estamos tentando tornar possível o acesso a informações relevantes de maneira mais direta" (diz Pattie Maes, que lidera o Fluid Interfaces Group no MIT; http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7997961.stm).
"Mas em certos casos, ele pode fazer algo que um desktop ou laptop não pode fazer, o que é rapidamente colocar informações exatamente onde eu quero que estejam, na parede ou em um jornal na minha frente." (diz Liyan Chang, graduando do MIT engenheiro do projeto; http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7997961.stm)
4. DESENVOLVIMENTO
4.1 O SIXTHSENSE
O protótipo do SixthSense é composto por um projetor de bolso, um espelho e uma câmera. Os componentes de hardware são acoplados em um pendente como dispositivo móvel portátil. Tanto o projetor quanto a câmera estão conectados ao dispositivo de computação móvel no bolso do usuário. O projetor projeta informações visuais, permitindo que superfícies, paredes e objetos físicos ao nosso redor sejam usados, como interfaces; enquanto a câmera reconhece e rastreia gestos de mão e objetos físicos do usuário usando técnicas baseadas na visão por computador.
...