A Agropecuária e Gastronomia
Por: arrozsalgado • 1/9/2019 • Monografia • 589 Palavras (3 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
Região Centro-Oeste
Agropecuária e Gastronomia
A região Centro-Oeste possui uma gastronomia muito variada, a qual é marcada pelo alto consumo de carnes caprina, suína e bovina, e pela presença de traços da culinária indígena, como por exemplo, o consumo de raízes, como a Mandioca. Devido à diversidade da fauna pantaneira, carnes exóticas e peixes típicos da região, como o Pacu, o Pintado e o Dourado também são consumidos em larga escala.
A agropecuária é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. Entre os principais produtos produzidos nesta região estão carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
Os produtos bases da Culinária, apesar de variarem de estado para estado, são a carne e o milho, muito devido à alta produção destes alimentos na região, pequi, a mandioca, a carne seca, a erva-mate, e o milho; Os principais temperos utilizados são o açafrão, o alho e o coentro.
Como pratos típicos, podemos citar:
- Galinhada com pequi e guariroba
Empadão goiano
Caldo de piranha
Mojica de pintado
Caribéu
Locro
Sopa paraguaia
Pato no tucupi
Sopa Paraguaia
Os historiadores contam que Don Carlos Antonio López, presidente do Paraguai entre 1841 e 1862, gostava muito do Tykuetï (ou “sopa branca”). Um dia, a cozinheira adicionou na sopa mais farinha de milho, cozinhando o prato dentro do Tatakuá, um forno feito com barro e tijolos. Com isso, o Tykuetï deixou de ser líquido para ser sólido. Quando o presidente o experimentou, achou muito saboroso e passou a chamá-lo de “Sopa paraguaia”.
A Sopa paraguaia é um bolo salgado feito à base de milho, sendo bastante consumido na República do Paraguai. Quem conhece a história sabe que parte do Mato Grosso (agora Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) era território paraguaio. Além disso, tais estados possuem hoje, dentro do Brasil, a maior quantidade de migrantes paraguaios radicados, vindo daí a grande influência e presença cultural do Paraguai nesta região brasileira.
Ingredientes:
- 2/3 de copo de óleo (alimento rico em gorduras);
- 2 cebolas médias em fatias finas (alimento rico em vitaminas e minerais);
- 2 ovos levemente batidos (alimento rico em proteínas);
- 500 ml de leite (alimento rico em proteínas e minerais);
- 1/2 pacote, ou 250g de Milharina (alimento regulador rico em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais);
- 1 colher rasa (sopa) de fermento em pó (alimento rico em carboidratos e proteínas);
- 1 prato fundo de queijo picado em cubos -pode ser queijo caipira, minas, meia cura ou branco- (alimento rico em proteínas e minerais);
- Queijo ralado para polvilhar por cima -parmesão ou o mesmo queijo usado em cubos- (alimento rico em proteínas e minerais);
- Sal (alimento rico em minerais) e pimenta do reino (alimento que ajuda na absorção das vitaminas B e C) à gosto.
Logo percebe-se que a sopa paraguaia é um alimento rico em carboidratos e bem diversificado, contando com a presença de proteínas e minerais.
...