A Análise de Investimento
Por: Jhuliana Lopes • 3/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.899 Palavras (8 Páginas) • 142 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL
PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
São Miguel Paulista - São Paulo
2019
ANA PAULA OLIVEIRA DA SILVA
RGM : 1920979-7
3ª I
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
PROFESSORA: MAGDA FERNANDES
(ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO)
São Miguel Paulista - São Paulo
13/0
AS MUITAS FACETAS DA ALFABETIZAÇÃO
Alfabetização e letramento é a base onde tudo começa do método do ensino, infelizmente menos de 50% das crianças brasileiras conseguem chegar a 1ª série lendo e escrevendo, segundo dados divulgados pelo ministério da educação, de cada mil crianças, que no Brasil, ingressaram na primeira série em 1963, apenas 449 passaram à 2ª série, em 1964, a autora mostra que com passar dos anos a situação não foi e nem será diferente. (Pg 13-15)
O CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO:
Considerando o conceito de alfabetização , o ideal é ensinar a ler e escrever, saber diferenciar a língua oral e a escrita, mas não é preciso ter que memorizar as letras para que seja alfabetizado.
Para criar uma habilidade em ler e escrever o convívio com revistas, gibis qualquer coisa que a leve pensar em leitura certamente será motivado a querer aprender mais.
Segundo a autora a (alfabetização é um processo de representação de fonemas em grafemas e vice versa, mas é também um processo de compreensão, expressão de significado por meio de código escrito) Ou seja o domínio da tecnologia, técnicas para exercer a arte da escrita, dizer que uma criança de 7 anos é analfabeta tem sentido em sociedades que alfabetizam aos 4 ou aos 5 anos, a frase não tem sentido em sociedades como a nossa, na qual não se espera que uma criança de 7 anos não esteja alfabetizadas. ( Pg 16-19)
A NATUREZA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A natureza do processo de alfabetização é muito importante onde se tem um processo de observação, onde você começa a perceber o conjunto de habilidades das crianças. A autora nos fala três perspectivas: ( psicológica, cognitiva e sociolingüística .) A psicologia justifica o fracasso na aprendizagem da leitura e da escrita Cada uma dessa perspectiva representa uma compreensão simbólica que se encontra a criança.
A perspectiva cognitiva analisa os problemas e maturidade da criança a informação entre o visual e não visual.
Perspectiva sociolingüística, nos fala do processo com os usos sociais da língua onde aparecem os problemas das diferenças dialéticas
De todos estes aspectos de aprendizagem a natureza do processo de alfabetização, como diz a autora, o problema não está apenas na sua característica interdisciplinar, Além desta é preciso considerar ainda os aspectos sociais e políticos que condicionam a aprendizagem na escola da leitura e escrita. (Pg 20-24)
CONDICIONANTES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
De acordo com o texto a desigualdade social; Onde quem tinha condições melhores tinham condições melhores e mais chances de ser alfabetizado. Já uma criança de classe baixa precisaria de carência cultural ,“deficiência lingüística” , os resultados precisariam ser sempre satisfatório pois se não seriam responsáveis pelo fracasso da educação.
Mas como a autora nos fala (uma teoria coerente da alfabetização só será possível se a articulação e integração das várias facetas do processo forem contextualizadas social e culturalmente e iluminadas por uma postura política que resgate o verdadeiro significado). (Pg 24-26)
IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
Exige uma formação capacitada para alfabetizar o aluno , o professor tem que está preparado para compreender todas as facetas ( psicológica , psicolingüística , sociolingüística e lingüística) e todos os condicionantes ( sociais , culturais, políticos. Segundo a autora Magda soares materiais didáticos são importantes para o desenvolvimento da aula. As cartilhas foram muito criticadas e substituídas por novos materiais didáticos que eram livros de alfabetização. (Pg 26-28)
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: AS MUITAS FACETAS.
Alfabetização e o letramento é muito importante dos métodos no ensino e são diferentes dos outros países e o Brasil Magda soares nos explica que o país considerado “ primeiro mundo” a preocupação com o letramento é mais evidente. Nestes países alfabetização e letramento são tratadas de forma distinta: alfabetizar é aquisição da leitura e da escrita e letramento é o desenvolvimento da linguagem e a compreensão da sua função social, o que não ocorre em países como Brasil , cujos conceitos se mistura e se confundem.
No Brasil a educação é sempre vista com um fracasso , por isso que é necessário que todos busquem meios para tentar melhorar, a nossa realidade para isso é imprescindível rever a situação atual em que se encontra a alfabetização e a educação. (Pg 29-30)
A INVENÇAO DO LETRAMENTO
O letramento aconteceu em vários locais do mundo, nos anos de 1980 surgiu em vários países como Brasil, Portugal, França, Estados Unidos e na Inglaterra.
Nos países desenvolvidos a população é alfabetizada mas não tem habilidade de leitura e escrita.
...