A Análise de Investimento
Por: Marcio Luke • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 627 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Etapa 1
Investimento
Conceito: Podemos definir como uma aplicação de recursos, podendo ser dinheiro ou títulos com previsão de receber o retorno futuro com algum ganho em relação ao valor inicial aplicado, portanto podemos considerar que é toda aplicação financeira com expectativa de ganho ou lucro.
Formas de Investimentos
Há diversas formas de investimentos, nas quais podemos destacar as principais que são: Valores Mobiliários que agrupa ações, debêntures, fundo de investimento e clube de investimento. Outras Formas de Investimento que agrupa a poupança, CDB´s e RDB´s e títulos públicos.
Valores Mobiliários
Ações: É um valor emitido por sociedade anônima que representa uma parte do capital social investido. O proprietário das ações emitidas é chamado de acionista, que passa a ser sócio com direitos e deveres.
Debêntures: São certificados ou títulos de créditos representativos de empréstimos, que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura os seus detentores o direito contra a compania que a emetiu. Para emitir um debenture a empresa tem que ter a escritura de emissão, onde consta todos os direitos e garantias conferidas pelo o título.
Fundo de investimento: É um modo de aplicação, constituída por vários investidores que se unem para investirem em determinada companhia, esses por sua vez não possui personalidade jurídica, sendo formada por grupo de pessoas visando retorno, as mesmas dividem as receitas e despesas par o empreendimento.
Clube de investimento: É um tipo de associação sem personalidade jurídica e com fins lucrativos que é formado exclusivamente pessoas físicas, com o mesmo objetivo em relação á plicação do capital, essa modalidade de investimento é conduzida por gestor qe cuida do processo decisório.
Outras Formas de Investimento
Poupança: A poupança é mais popular e mais conhecida forma de investimento, o capital é investido com obteção de lucro em determinado período. A poupamça se torna atrente quando há uma redução na taxa selic, pois ela é isenta de imposto de renda e imposto sobre operações financeiras.
CDB: É certificado de depósito bancário, são títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos. O CDB pode ser pré-fixado ou pós-fixado, no pré-fixado não tem prazo mínimo, sua rentabilidade é determinada no momento da aplicação, assim podemos saber quanto iremos receber no vencimento.No pós-fixado sua rentabilidade é de acordo com o desempenho de indicadores como os CDI e sua liquidez pode ser diária.
RDB: É um recibo de depósito bancário, é uma aplicação em títulos de renda fixa que não pode ser negociado nem transferido antes do vencimento previsto.
Títulos Públicos: É uma das formas utilizadas para captação de recursos para financiar atividades do governo federal, essses títulos são uma alternativa de investimento para a sociedade e represrntam a dívida mobiliária da união. Os títulos públicos são resgatados em data pré definida por um valor específico que podem ser atualizados ou não por indicadores de mercado.
...