A Análise de Investimentos
Por: JulianeVitorino • 3/5/2015 • Relatório de pesquisa • 288 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1
Em 2014 tivemos uma forte queda na economia, por isso os investimentos devem continuar patinando ao longo dos próximos anos. O cenário que já era pouco agradável, com confiança em nível ainda bastante baixo, alta da taxa básica de juros e o ajuste fiscal que o governo atual impôs tende a reduzir o ritmo das obras públicas. O que já não estava bom piorou com as denúncias de corrupção na Petrobras.
Além da confiança em baixa, o ajuste fiscal esperado imposto em 2015 deve afetar os investimentos públicos, uma das despesas em que o governo tem mais flexibilidade para cortes. A alta da Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), que vai subir de 5% para 5,5% no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa de redução do ritmo de desembolsos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também pode ter impacto negativo sobre o investimento privado, por aumentar o custo de capital e diminuir oferta de crédito para investimentos.
O aumento da taxa básica de juros em curso é outro fator restritivo no cenário para o próximo ano.
O aumento do dólar, que ultrapassou a marca dos R$3, 20, afetou os níveis de importação no país. E outro grande problema que estamos enfrentando e influencia diretamente na economia é a crise hídrica que também causa a falta de energia. Além das incertezas presentes na economia brasileira, o quadro ficou mais turbulento com as denúncias envolvendo a Petrobras e a queda do preço do Petróleo, que podem levar a estatal a encolher seu plano de investimentos.
E com essa denuncias de corrupção, aumento do dólar e das taxas de jurus os investimento ficam cada vez mais menos atrativo para os próximos anos.
...