A Aplicação do Scrum em Gerenciamento Interno
Por: Caducado • 19/10/2021 • Abstract • 899 Palavras (4 Páginas) • 70 Visualizações
Modelo de Gerenciamento para Subsistemas
Por: Carlos Eduardo Santos Souza
Motivação
Não é segredo para ninguém que um dos principais elementos para que uma equipe triunfe é a sua organização. Organização essa que não é dever exclusivo da capitania da equipe, mas também dos líderes, diretores e membros. Os subsistemas são como órgãos para uma equipe de competição, se um deles falha, a equipe falha, eis então a importância de garantir que esses estejam bem organizados para realizarem suas responsabilidades. Porém, nunca houve então um padrão mínimo de organização entre os subsistemas da equipe Tortuga, sempre foi algo que ficou à critério dos seus líderes, que muitas vezes passam dificuldades para manter o subsistema ativo e funcional,visto que nunca foram ensinados a atuarem como um gestor e estão aprendendo naquele momento. Dessa forma, surge a necessidade de se desenvolver um modelo de gerenciamento que seja aplicável aos subsistemas da equipe e que proporcione um padrão de organização, comunicação e planejamento.
Descrição
O modelo de gerenciamento para subsistemas apresentado neste documento é uma adaptação do modelo gerenciamento conhecido por SCRUM, visto que o mesmo possui grande reputação no mercado devido a características como agilidade e adaptabilidade.
O Modelo: Scrum
A aplicação desse modelo de gerenciamento deverá acontecer em 5 etapas:
- Definir os papéis de cada membro do subsistema;
- Definir a lista de pacotes de atividades;
- Preparar a Sprint;
- Desenvolver a Sprint;
- Finalizar a Sprint.
1. Definir os papéis de cada membro do subsistema:
Um subsistema é um grupo de pessoas responsáveis pela execução de um determinado projeto, dentro desse grupo é importante deixar evidente a função de cada membro, a fim de dividir as responsabilidades e tornar o trabalho mais ágil.
Dentro de um subsistema é preciso definir quem ocupa a função de:
Desenvolvedor Diretor:
Responsável por estabelecer as metas do subsistema, gerenciar as atividades, planejar periodicamente a Sprint, coletar e apresentar os resultados.
Desenvolvedor Supervisor:
Responsável por supervisionar e garantir que todos os membros estejam aplicando de forma correta o modelo de gerenciamento.
Desenvolvedor:
Responsáveis por desenvolver as atividades do subsistema de acordo com o planejamento do diretor.
2. Definir a Lista de Pacotes de Atividades:
Listar todas as atividades em forma de pacotes, referentes ao desenvolvimento daquele subsistema do período atual até o DUNA. Essa lista deve estar disponível a todos e deve ser de fácil atualização para inserção de novas atividades que possam surgir no decorrer do tempo.
A lista de pacotes de atividades pode ser feita com base em anos anteriores, na experiência dos membros e na perspectiva de inovações que sejam de interesse da equipe.
É importante que cada atividade da lista tenha definida sua Duração, Dificuldade, Pontuação, Custo e Número de Pessoas necessárias para desenvolvê-la. Por Exemplo:
Pacote de Atividades de Exemplo | Fase de Exemplo do Subsistema de Casco | ||||||
Nº: | Atividades: | Duração | Dificuldade | Pontuação | Custo | NºP. | |
1. | _ | Revisão sobre Nomenclatura Naval | 2 d | 5 | 10pt | R$0,00 | 3 |
2. | _ | Comprar material para Fabricação do Berço | 1 d | 3 | 5pt | R$50,00 | 1 |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
Sobre a Sprint:
A Sprint é um termo do Scrum que em português significa Arrancada, basicamente, é um período de tempo de geralmente 2 semanas, onde o Líder previamente seleciona um número de atividade X's e o valor em pontos de cada uma, para serem desenvolvidas dentro desse prazo de 2 semanas. A ideia é quebrar um projeto de longo prazo em várias Sprints e a cada Sprint é possível analisar o desenvolvimento do subsistema, propondo melhorias para a próxima Sprint e assim por diante...
3. Preparar a Sprint
3.1. O Diretor deve convocar uma Reunião de Preparação da Sprint;
3.2. O Diretor deve Selecionar as Atividades que serão desenvolvidas na próxima Sprint;
3.3. O Diretor deve Definir os Prazos e a Pontuação referente as datas de Início e Término Cedo, Início e Término Tarde;
> Como definir a pontuação?
3.4. O Diretor deve Definir os Responsáveis por cada atividade selecionada e dar uma descrição detalhada da mesma;
3.5. O Diretor deve alertar o Subsistema de Finanças, caso as atividades tenham algum custo financeiro envolvido.
4. Monitorar o Desenvolvimento da Sprint
4.1. Ferramenta: Daily Scrum. Todos os dias durante a Sprint, a fim de melhorar a comunicação, todos os membros do subsistema devem enviar um update simples, em forma de mensagem, respondendo às seguintes questões em relação a Sprint:
> O que está fazendo?
> Quais dificuldades está tendo?
> O que fará em seguida?
O Supervisor deverá assegurar que os membros se lembrem de enviar esse update.
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