A Avaliação de Desempenho
Por: Cacauh • 30/4/2020 • Dissertação • 2.020 Palavras (9 Páginas) • 146 Visualizações
Avaliação de Desempenho
Para a organização é de extrema importância que o funcionário esteja motivado para realizar suas atividades do dia-a-dia com eficiência e eficaz. Para o bom desenvolvimento do funcionário dentro da organização é necessário que ele seja avaliado, diante de suas atividades realizadas e a interação entre equipes e interequipes.
A avaliação de desempenho é desenvolvida nas organizações para que a empresa possa avaliar o funcionário em suas atividades. Promove o desenvolvimento do funcionário potencializando seu conhecimento, além de estabelecer os resultados esperados.
O RH tem seu papel primordial dentro da organização, em seu planejamento ter como principal desafio definido, num momento de pensar como será o progresso para o proximo ano na Instituição. As metas dos executivos já tem que estar definida e traçada, e com o cascateamento dessas diretrizes para todos os colaboradores, direcionando todo o trabalho que deverá ser executado durante o ano e como o desempenho de cada um para a contribuição dos resultados coletivos.
Em cada organização é definido a forma de avaliação, o que as metas representam em percentuais, em notas finais de avaliação de desempenho, as competências, fortalecendo a estratégia de evolução de todos os resultados. Para que os pesos permanecem inalterados, ou seja, metas e competências, adquirindo inovação em processos de cotratação de metas, no que é preciso que sejam dados como objetivos desafiadores que contribuam cada vez mais para o cresciemnto da organização e do profissional.
O processo de gestão de desempenho é um meio de fortalecer á Cultura na prática, valorizando o que fazer e como fazer de entregas e competências.
É importante lembrar que o sistema de avaliação deve levar em conta á politica do pessoal e as características dos cargos envolvidos na instituição, iremos apresentar os 4 aspectos que podem ser avaliados:
[pic 1]
No momento em que o funcionário é avaliado e visto a necessidade de treinamentos motivacionais, transferências de equipes para melhor adaptação, assumindo outros tipos de atividades que se encaixam melhor com o seu perfil, trabalhando com suas limitações, identificando os pontos de melhoria. Normalmente o gestor estabelece em metas, planejamentos estrategicos para que seja feito um equilibrio entre o funcionario com suas atividades.
São diversos métodos de avaliação que as organizações utilizam para viabilizar a melhor apreciação dos gestores, incluindo os objetivos da avaliação bem como os perfis dos avaliadores, utilizando a dinâmica de observação, algumas ainda mais tradicionais.
Dando a abertura de ter a proximidade de funcionários com os gestores para mais feedbacks constantes, não somente na época especifica da avaliação, assim podem expor mais as ideias e sugestões para o bom desempenho do próprio avaliado para com a organização, visando um resultado eficiente e trazendo a melhoria para a equipe.
É importante manter as avaliações para corrigir as deficiências ou melhorar ainda mais os resultados de desempenho dos recursos humanos da organização, trazendo os benefícios da melhoria do clima organizacional, estabelecendo através de planejamentos estratégicos as necessidades de investimentos em treinamentos para atender as expectativas, metas escalonadas para o melhor aproveitamento e interação entre chefes-subordinados, integrantes de equipes e inter equipes e das funções de gerencia ou supervisão.
Com o funcionário empenhado e engajado com os seus objetivos a serem cumpridos, possibilita com que a empresa possa olhar mais atento para determinado funcionário e reconhece-lo pelo esforço e pelo trabalho aplicado. O funcionário estando motivado com o feedback que recebe de seu gestor, líder, começa a se empenhar a cumprir suas metas, eleva o nível da empresa no mercado e fica mais fácil de atingir o objetivo estipulado.
A avaliação de desemprenho apresenta grande importância nas diversas empresas, seja qual for o ramo de atuação.
O ato de avaliar o desempenho tem como finalidade tornar mais eficaz e qualificado o serviço prestado. Portanto é possível identificar os pontos fortes e as deficiências dos funcionários individualmente.
Os questionários de avaliação de desempenho devem–se se adequar, proporcionando uma visão global, alinhada aos objetivos da empresa. Segundo Pontes (2005), a avaliação de desempenho consiste em uma forma de contrato com os funcionários, com a finalidade de explicitar quais os resultados que a empresa deseja obter. Diante disto, analisam-se os desafios propostos, corrigem o que for necessário, e interprestar as respostas obtidas com a avaliação.
Diante dessas informações, pode-se dizer que cabe ao setor de Recursos Humanos darem á capacidade aos líderes para que sejam habilitados para fazer a avaliação de desempenho, pois se isto não for respeitado pode ser prejudicial para o bom andamento da avaliação.
Diferentes ambientes requerem diferentes relações organizacionais para uma ótima eficácia. É necessário um modelo apropriado para cada situação. Diferentes tecnologias conduzem a diferentes desenhos organizacionais. Variações na tecnologia conduzem a variações na estrutura organizacional.
Abordagem Universalista: consiste em estudos que dizem ser possível desenhar um conjunto de melhores práticas de recursos humanos que se encaixariam em todas as organizações.
Abordagem Contingencial: a estratégia organizacional é considerada primeiro fator de contingência na literatura de Recursos Humanos. E por isso, requer que o pesquisador escolha uma teoria de estratégia da empresa e depois da escolha, especificar como ás práticas individuais chegam á conclusão de que são validas e que ajudam a orientar os comportamentos que irão propiciar a implantação da estratégia. Então, as práticas de recursos humanos têm que promover comportamentos consistentes com a estratégia para assim chegar a um desempenho superior.
Abordagem Configuracional: Procura identificar padrões de fatores que são propostos para maximizar efeitos. Propõem múltiplas combinações de fatores relevantes podem resultar em desempenho máximo. Tem muita semelhança com a abordagem contingencial por propor também múltiplas combinações de práticas de RH que levarão ao desempenho superior se forem associadas a estratégia correta.
Então nota-se que o resultado da avaliação de desempenho tem uma função importante no que abrange a motivação das pessoas da organização.
...