A Avaliação do Desempenho
Por: jonas357951 • 14/4/2017 • Ensaio • 858 Palavras (4 Páginas) • 152 Visualizações
Jonas Dos Santos Ramos RH 2° período
Reestruturação da empresa
Nome fantasia: Cheiro de Mãe
Introdução
A empresa em questão tem mais de 25 anos de mercado e conquistou um espaço muito grande no mercado nacional e internacional nos últimos 5 anos, porem a empresa não tinha estrutura para este crescimento, e foi pega de certa forma de surpresa por esta expansão tanto é que o RH da “Cheiro de mãe” conta apenas com o departamento pessoal, não fazendo a gestão de pessoas e sim apenas pagando o salario dos funcionários. Este fato tem prejudicado a empresa, e ameaçando toda a estrutura da empresa, uma vez que esta havendo alguns problemas e funcionários tem despachado cargas para lugares errados, deixado de fazer seu melhor, além que não se tem um bom relacionamento entre gestores e operários, e visto outros problemas como falta de investimento em conhecimento e não se tem um plano de carreira. Isto desmotivado os colaboradores da indústria e levado eles a faltar com frequência, a pedir demissão e também a folga social.
Objetivo
A reestruturação do RH tem como objetivo sanar estes problemas listados acima.
Metodologia
O método que vai ser utilizado na reestruturação vai desenvolvido em etapas, pois esta reestruturação será lenta, uma vez que o RH da empresa só funciona como o departamento pessoal, porem após a reestruturação a “Cheiro de mãe” vai ter uma área de RH completa, com funções definidas, com perspectivas e o mais importante, que de resultados.
Deve ser feito contratação da equipe de RH ou a relocação de funcionários para esta área, sendo criada a primeiro momento uma equipe que trabalhe em 4 camadas que serão: Recrutamento e seleção e treinamento de pessoal, administração de cargos e salários, administração de benefícios e segurança do trabalho.
A primeira coisa a ser feita vai ser uma grande reunião com todos os gestores para se entender de cada um os verdadeiros problemas da empresa, após este levantamento será realizado uma pequena investigação, para se ter noção se o problema esta nos gestores ou nos operários, vamos trabalhar sempre com a demissão em ultimo caso, não apenas como uma válvula de escape como tem sido feito.
Após o trabalho com os lideres vamos descobrir o que mais afeta o operário e iremos trabalhar encima destas questões com o objetivo de motivar os mesmos, será garantido também neste processo como já descrito todos os benefícios para os funcionários ( convênio medico, odontológico, vale alimentação dentre outros) pois esta e uma forma de incentivo muito grande.
Depois de descobrir os problemas chaves e dar um alivio de primeiro momento o desafio será o longo prazo, aonde vamos desmiuçar os cargos de todo o pessoal e criar uma remuneração embasada em seus cargos, será um processo lento por conta do tamanho do pessoal, porem e algo que ira motivar os funcionários, pois agora receberão de acordo com seus cargos, este processo deve ser bem feito e não se pode existir “economias” pois senão o trabalho poderá ser feito em vão.
Feito isto se criara um plano de carreira continua na empresa, onde será implantado um aumento de salario periódico, fora o que já e imposto por mês. A forma desse aumento vai ser conforme a produção do funcionário nos últimos 3 anos, podendo se atingir de aumento ate 20%, dependendo da sua produção e do crescimento da empresa, a intenção e fazer todos se sentirem donos da empresa para que assim a empresa cresça ainda mais. Dentro do plano de carreira criaremos uma parceria com faculdades, onde operários que tem o perfil de liderança estudarão de forma gratuita e que mais a frente com o crescimento da empresa serão utilizados como futuro lideres.
...