A Boa Avaliação de Desempenho nas organizações
Por: Victor Lunardello • 13/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.601 Palavras (11 Páginas) • 245 Visualizações
O trabalho a seguir tem o objetivo de demonstrar a importância do treinamento e de uma boa Avaliação de Desempenho nas organizações. Também visa criar uma metodologia específica e abrangente de avaliação de desempenho de todos os funcionários envolvidos na área administrativa, técnica e operacional, ou seja, de vendas, referente a cada período semestral do ano, com o intuito de colher informações precisas de todos os funcionários para que a empresa possa ser bem sucedida dentro dos seus anseios.
A organização analisada, conhecida como Gleire Calçados, é uma empresa de porte médio segundo o BNDES, cujos serviços exercem a comercialização de calçados e acessórios no geral, administrada e liderada pela proprietária Mônica Souza de Carvalho. Iremos identificar problemas e falhas e apresentar soluções.
O trabalho apresenta assuntos referentes aos conceitos de Gestão de Pessoas, contendo definições, seus principais subsistemas e o conceito de Avaliação de Desempenho. Também aborda assuntos relacionados aos Processos Organizacionais, como definições, tipos de processos, objetivos e como suas ferramentas auxiliam no mapeamento de processos.
Nestes termos, vamos propor um projeto de treinamento e desenvolvimento com base na identificação dos processos do negócio, demonstrar fluxogramas, analisar processo atual, elaborar novo processo, implantar novo processo e monitorar e realizar melhoria contínua com base no Método das 8 Etapas.
1 REVISÃO CONCEITUAL
1.1 Gestão de Pessoas e Administração de Recursos Humanos
A Administração de Recursos Humanos é definida como a área da administração que cuida da provisão, manutenção e desenvolvimento dos recursos humanos da organização com intuito de alcançar objetivos organizacionais, como lucratividade, imagem, consolidação e competitividade, e também satisfazer os objetivos individuais, entre eles melhores salários, condições de vida e satisfação pessoal. É o conjunto de políticas e práticas essenciais para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas (recursos humanos), incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
1.1.1 Recrutamento
O objetivo do Recrutamento é atrair e disponibilizar para a organização um número maximizado e otimizado de candidatos, para que a escolha dos futuros colaboradores possa ser feita de um jeito melhor. Para isso, deve-se ter o conhecimento de quais vagas estão em aberto e o local dos possíveis candidatos. Recrutamento é a busca de candidatos, e sem ele não haveria pessoas para ocupar as vagas existentes nas empresas. Quanto melhor feito o recrutamento, mais e melhores candidatos se apresentam para serem selecionados. Um bom processo de recrutamento opera continuamente, não apenas quando há vagas disponíveis, busca alcançar todas as fontes de bons candidatos e busca sempre fornecer muitos candidatos.
O recrutador pode utilizar diversos procedimentos para recrutar pessoas, como cartazes, recomendações, internet e entre outros, porém um dos mais eficazes são os anúncios. Anúncios podem ser veiculados de diversas maneiras, através do rádio, televisão, sites e jornais. Os principais motivos que justificam a escolha dos anúncios se resumem ao fato de que eles atraem leitores certos, eliminam candidatos que não convém e melhora a reputação da empresa. Os anúncios podem ser divididos em abertos (que identifica a organização) e fechados (mantém o nome da organização em sigilo). O anúncio deve despertar a curiosidade do leitor, estimulá-lo e mostrar as vantagens do cargo em questão.
A triagem é a fase final do recrutamento, onde analisa-se cada candidato para verificar se ele deve ou não ser direcionado ao processo de seleção. Significa pré-seleção dos candidatos para ver se ele atende aos requisitos necessários ao cargo abordado.
1.1.2 Seleção
Seleção é uma atividade de escolha de um candidato. Compara-se os candidatos com as exigências do cargo e escolhe a pessoa mais adequada e que se aproxime mais daquelas exigências. As formas para analisar e avaliar os candidatos deve ser bem criteriosa, por isso surge a importância de um processo de seleção por baseado em competências, pois este permite fazer uma comparação baseada em fatores compatíveis com as características e necessidades de cada organização.
A seleção é uma responsabilidade de linha, porque o próprio gerente ou órgão requisitante é quem faz a escolha. A seleção pessoal é importante para a empresa, pois funcionários bem selecionados exigem menos treinamento e menor tempo de adaptação e apresentam maior produtividade e maios eficiência. Também é importante para as pessoas, porque quando os cargos fornecidos são adequados e compatíveis de acordo com as características das pessoas elas ficam mais satisfeitas, entrosadas e motivadas para exercerem tais funções.
Existem diversas técnicas que auxiliam o processo de seleção de pessoal, são elas as entrevistas de seleção, provas de conhecimento ou capacidade, testes psicométricos e técnicas de simulação.
A seleção de pessoal apresenta um custo para empresa, porém ela deve ser entendida com um processo que gera retorno garantido para a empresa, pois a seleção de bons candidatos para serem futuros funcionários está diretamente relacionada com o sucesso da empresa.
1.1.3 Socialização Organizacional
Os processos de aplicação determinam quais serão as tarefas das pessoas na organização. Este processo descreve o desenho de cargos, indica as atribuições, responsabilidades, direitos e deveres. Também descreve os métodos para a integração de novos funcionários e os procedimentos que avaliarão seus desempenhos.
A socialização organizacional é a maneira como a organização realiza a integração de seus funcionários à sua cultura, com o objetivo de fazê-los se comportarem da maneira mais adequada às expectativas e objetivos da empresa. A socialização simboliza uma fase de molde para um bom relacionamento entre a organização e o colaborador. Um programa de socialização geralmente aborda os assuntos organizacionais, benefícios oferecidos, relacionamento e os deveres e responsabilidades.
A empresa deve manter ou adquirir um programa de integração com treinamento inicial voltado aos novos funcionários para familiarizá-los com suas caraterísticas.
1.1.4 Desenho
...