A CONSULTORIA EMPRESARIAL
Por: Neuciene03 • 27/2/2019 • Trabalho acadêmico • 912 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
4 – Plano Operacional
4.1 – Layout
[pic 3]
4.2 – Capacidade serviços
A Empresa Microbran atende 5 empresas por mês, prazo de entrega de 30 até 60 dias do seu serviço,
4.3 – Processos operacionais
Apresentação da consultoria: consegue seus primeiros momentos com o cliente, aproximando-se do mesmo por meio da apresentação do seu portfólio de serviços, qualidades, experiências e resultados alcançados em trabalhos prévios. Por outro lado, o cliente apresenta ao consultor a empresa que será analisada, apresentando também suas expectativas em relação à parceria construída. É durante a apresentação que a relação entre contratante e consultor é estabelecida.
- Negociação do contrato: Após realizada a apresentação do serviço que consultoria, o consultor realiza a proposta de venda, explicando todos os pontos e como serão realizadas. O consultor terá uma ideia do valor a ser negociado e de como executar as ações após a elaboração do plano de ação. Nesta etapa o foco deve ficar na explicação e no detalhamento para o cliente.
- Diagnóstico e elaboração do plano de ação: O consultor realiza uma análise extensiva dos setores e processos organizacionais levantamento dos dados da empresa. O plano de ação, que especifica as ações a serem tomadas, o tempo necessário e os responsáveis pela execução.
- Execução das ações (implementação): Basicamente, nesta etapa deve-se colocar em prática as ações previamente planejadas durante a elaboração do plano. É importante salientarmos três questões, que são: o apoio do alto escalão da empresa, o gerenciamento do processo de mudança (deve existir uma conscientização pelos integrantes da empresa em relação à mudança, assim como um alinhamento entre a mesma e a cultura organizacional da companhia). A consultoria prestada deve-se atentar também ao cronograma estabelecido, pois deve cumprir fielmente os prazos planejados.
- Conclusão da consultoria empresarial: Esta é a etapa em que o consultor, após fazer o levantamento dos dados, diagnosticá-los e implementar os planos de ações, conclui seu trabalho. A finalidade principal é deixar a organização pronta para absorver as mudanças realizadas a fim de fazê-las virarem rotinas. É durante a conclusão que o consultor já apresenta os primeiros resultados decorrentes da consultoria, podendo apresentá-los por meio de indicadores de desempenho, demonstrando o “antes” e o “depois” da consultoria. Essa ação ajuda o cliente a entender a viabilidade e o porquê da contratação do serviço de consultoria empresarial.
- Gestão do contrato, ou monitoramento pós consultoria: Por fim, chegamos na última etapa que a empresa Microbran apresenta ao cliente. Em paralelo com a etapa de conclusão, o consultor realiza o que se chama de gestão do contrato de consultoria, ou monitoramento. Nele é realizado o acompanhamento dos resultados de cada implementação (mudança) feita na organização, assim como reuniões, revisões de meta e as correções e readequações quando necessárias. Essa etapa possui a finalidade de garantir que os objetivos traçados na consultoria sejam alcançados.
4.4 – Necessidade de pessoal
A empresa possui 10 funcionários trabalhando, cada um carregado com uma área especifica.
- Recepcionista-Atendimento na recepção;
- Faxineira – responsável pela limpeza do escritório;
- Rh (Recursos humanos) - responsável por cuidar dos funcionários, e na parte financeira.
- Marketing- responsável por cuidar
- Vendedor online- negociação com clientes por via internet.
- Vendedor externo- responsável por oferecer os serviços em restaurantes e lanchonete.
- Vendedor interno- responsável por venda por internet.
- 3 consultores- responsável o trabalho analise, do executar do trabalho e entrega do serviço.
5 – Plano Financeiro
5.1 – Estimativa dos investimentos fixos
[pic 4]
5.2 – Capital de giro
De acordo com a estrutura da empresa e o seu foco na prestação de serviços, o capital de giro disponibilizado será de R$ 30.000,00. Esses recursos financeiros devem ser suficientes para o pagamento das despesas fixas da empresa tempo estimado para a conquista dos primeiros clientes e geração de receita. Os custos variáveis serão pagos com os recursos financeiros provenientes da prestação dos serviços, portando necessidade de considerá-los para fins de dimensionamento do capital de giro.
...