A CULTURA ORGANIZACIONAL , ETNIAS E ETICA
Por: Len Lima • 3/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 399 Visualizações
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ
Curso de Gestão em Recursos Humanos
MAIRLA DE PINHO MUNIZ
CULTURA ORGANIZACIONAL , ETNIAS E ETICA
Relatório sobre a palestra
SOBRAL - CE
2019
Palestra : Empreendedorismo: Sonho, Risco ou Sucesso?
A palestra teve inicio as 19:26 hs no auditório plutão centro de convenções na idade de Sobral- Ce. A apresentação do evento ficou por conta dos alunos Simaria e Leandro da turma de Processos Gerenciais, a organização foi dirigida pela mesma turma citada antes. O evento foi idealizado pelo professor Alexandre Costa e colocado em prática pela turma que está cursando o terceiro semestre.
Tiveram todos os cuidados necessários para uma ótima recepção e organização do ambiente. A palestra teve um cronograma seguido a risca. Primeira participação foi do palestrante Thieslley Soares que debateu e explicou o tema: Empreender: Sonho, risco ou sucesso?. Em seguida houve sorteios de brindes para os ouvintes da palestra. Por fim aconteceu o Talk Show (roda de conversa) com a participação de Josenira Vasconcelos Martins, Thieslley Soares, Igor Costa, Neto puguinha , Silvestre Silveira.
Thieslley Soares é Bacharel em publicidade e propaganda. Pós graduado em marketing. Gerente geral da Auge Motos. MBA em Gestão de Pessoas. MBA em Gestão Comercial. MBA Gestão de Concessionária. Sócio proprietário de quatro empresas: Moderan feminina, Moderan masculina, Construtora Soares, Auge Motos.
Para quebrar o gelo antes de dar ínicio ao assunto cantou Zezé de Camargo e Luciano. Começou falando sobre o cenário econômico brasileiro, a inflação controlada, a taxa de desemprego no cenário atual chega a ser de 15 milhões de pessoas desocupadas. A falta de confiança do consumidor prejudica a empresa, o seu negocio. A reforma da previdência será de grande importância para a economia do país, a falta de empreendimento é o grande vilão do desemprego. O que é empreender? A nossa vida já é um empreendimento, todos os dias temos que ter metas a ser cumpridas, temos que fazer investimentos em nós mesmo, estudar, trabalhar, cursos, casa, saúde, segurança tudo isso é empreender.
Dono do negocio × empreendedor:
- Dono do negocio é aquele que apenas investiu dinheiro, mas não tem visão de futuro, se contenta com o que tem e pode levar a empresa a falência.
- O empreendedor tem visão de futuro, tem sonhos, tem metas, é inovador, conhece seu publico, sabe que poder ir além.
Características de um empreendedor, com qual dessas características você se considera?
- Pessimista (lobo)
- Realista (gato)
- Otimista ( tubarão)
- Visionário (Águia)
Chamou quatro pessoas que se identificasse com cada característica, as mesmas disseram o porque da identificação e receberam brindes da Auge Motos. Então continuou, o certo seria todos nós ter 25% de cada característica. Pois um empreendedor necessita de todas elas, um empreendedor é ser corajoso, ser visionário, ser competente e conhecer aquilo que faz. Citou Flávio Augusto da Silva um empreendedor e escritor brasileiro, fundador da empresa Wise Up e proprietário do Orlando City Soccer Club.
Existe risco em empreender? Sim. Hoje a quantidade de empresas no Brasil é de 19 milhões, a taxa de mortalidade das empresas é altíssimo, ate um ano de funcionamento as empresa fecham. Não fazer o que chamamos de Business plan é o que leva a falência desses negócios.
Existe duas regras sobre planejamento: o que tem que ser feito tem que está escrito e o que está escrito tem que ser feito. Se não buscar conhecer o que esta fazendo não vai da certo. Por que as empresas fecham? Porque falta planejamento, conhecimento do Mercado, briga do dinheiro da empresa e dinheiro do dono, serviço ou produto de mal qualidade, não saber lhe da com gente. Tudo isso causa o fechamento da empresa.
Pesquisa do SEBRAE informa que apenas 13% dos colaboradores trabalham engajados na empresa, motivos: a comunicação é falha e falta de motivação própria. E para se ter uma empresa de sucesso é necessário que se imponha menos, ouça mais, faça reuniões semanais, papo expresso ( tira o colaborado do ambiente de trabalho, convidar para jantar por exemplo, para que ele possa se senti confortável de lhe dizer um possível problema ou uma sugestão), tenha programa de incentivo a produtividade (remuneração justa), trata com igualdade, de feedback e o acompanhamento.
...