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A Comparação entre Scrum e Abordagens Convencionais

Por:   •  24/9/2023  •  Bibliografia  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  139 Visualizações

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comparaçoes devem ser baseadas na eficacia de cada abordagem,para o planejamento de alocação de pessoas nos projetos,estimativa de custos de projetos,manutenção da coesão da equipe e gerenciamento de mudanças no quadro da equipe do projeto.

3.7 Comparação entre Scrum e Abordagens Convencionais:

• Planejamento de Alocação de Pessoas: Scrum permite maior flexibilidade na alocação de pessoas, adaptando-se às necessidades do projeto. Abordagens convencionais tendem a ter alocações rígidas.

• Estimativa de Custos: Abordagens convencionais muitas vezes baseiam-se em estimativas iniciais detalhadas, enquanto o Scrum usa estimativas iterativas com base em resultados reais.

• Manutenção da Coesão da Equipe: Scrum promove a coesão da equipe através da colaboração constante, enquanto abordagens convencionais podem fragmentar equipes em funções especializadas.

• Gerenciamento de Mudanças: Scrum é mais adaptável a mudanças devido à sua natureza iterativa, enquanto abordagens convencionais podem ser menos ágeis na gestão de mudanças.

3.8 Você é um gerente de software em uma empresa que desenvolve softwares criticos de controle para aeronaves.Você é responsavel pelo desenvolvimento de um sistema de apoio ao projeto de software que da suporte para a tradução de requisitos de softwareem uma especificação formal de software.Comente sobre as vantagens e desvantagens das estrategias de desenvolvimento a seguir :

a)Coletar dos engenheiros de software e stakeholders externos (como a autoridade regulatoria de certificação) os requisitos para um sistema desse tipo e desenvolver o sistema usando uma abordagem dirigida a planos.

b)desenvolver um prototipo usando uma linguagem de script,como ruby ou python,avaliar esse prototipo com os engenheiros de software e outros stakeholders e ,em seguida,revisar os requisitos do sistema.Desenvolver novamente o sistema final usando java (nao programe,apenas use a teoria).

c)desenvolver o sistema em java,usando uma abordagem agil com um usuario envolvido na equipe de desenvolvimento (nao programe,use apenas a teoria).

3.8 Estratégias de Desenvolvimento:

a) Abordagem Dirigida a Planos:

• Vantagens: Maior previsibilidade, documentação detalhada, adequação a requisitos estáveis.

• Desvantagens: Menos flexibilidade para mudanças, possível falta de feedback constante dos usuários.

b) Prototipagem com Revisão de Requisitos:

• Vantagens: Feedback rápido, compreensão aprimorada dos requisitos, adaptação a mudanças.

• Desvantagens: Potencial retrabalho na reimplementação em outra linguagem, necessidade de habilidades de prototipagem.

c) Abordagem Ágil com Envolvimento do Usuário:

• Vantagens: Adaptação a mudanças, feedback constante, entrega rápida de valor.

• Desvantagens: Requer engajamento contínuo do usuário, menos documentação detalhada.

A escolha depende da importância da segurança, estabilidade dos requisitos, disponibilidade do usuário e capacidade da equipe.

3.9Tem-se sugerido que um dos problemas de se ter um usuario participando de uma equipe de desenvolvimento de software é que eles "se tornam nativos",ou seja,adotam a perspectiva

da equipe de desenvolvimento e perdem de vista as necessidades de seus colegas usuarios.Sugira tres maneiras de evitar esse problema (que o usuario perca a visao de usuario e se torne parte do time de desenvolvimento) e discuta as vantagens e desvantagens desse tipo de abordagem.

3.9 Evitar que o Usuário se Torne "Nativo" na Equipe de Desenvolvimento:

Três maneiras de evitar que o usuário perca a visão de usuário e se torne parte da equipe de desenvolvimento incluem:

1. Rodízio de Papéis: Permitir que os usuários e membros da equipe de desenvolvimento troquem de papéis ocasionalmente. Isso ajuda a manter a perspectiva do usuário e aumenta a compreensão mútua.

2. Feedback Externo Independente: Incentivar a revisão e validação externa dos requisitos e do software por partes independentes, como auditores ou consultores externos. Isso garante uma visão objetiva.

3. Reuniões Regulares de Avaliação de Requisitos: Realizar reuniões periódicas de avaliação de requisitos com os usuários para garantir que suas necessidades estejam sendo atendidas e para obter feedback contínuo.

Vantagens incluem manter uma perspectiva equilibrada, melhorar a qualidade e a validade dos requisitos e evitar conflitos de interesses. Desvantagens podem incluir custos adicionais e potenciais atrasos.

3.10 Como XP preconiza que devem ser os contratos de desenvolvimento de software?

3.10 Contratos de Desenvolvimento de Software segundo XP:

O Extreme Programming (XP) preconiza contratos de desenvolvimento de software que são baseados em confiança e colaboração. Esses contratos são frequentemente chamados de "contratos ágeis" e diferem dos contratos tradicionais de desenvolvimento de software. Algumas características dos contratos de desenvolvimento de software segundo XP incluem:

• Colaboração Constante: Os contratos XP enfatizam a colaboração contínua entre o cliente e a equipe de desenvolvimento. Os detalhes dos requisitos são descobertos ao longo do tempo e não precisam ser especificados completamente no início do projeto.

• Feedback Contínuo: Os contratos XP incorporam a ideia de que o cliente revisa e aceita o trabalho frequentemente, geralmente após cada iteração. Isso permite ajustes com base no feedback constante.

• Flexibilidade: Os contratos ágeis são projetados para serem flexíveis e adaptáveis a mudanças nos requisitos. Eles não tentam prever todas as situações possíveis no início do projeto.

• Pagamento Baseado em Valor: O pagamento geralmente é vinculado ao valor entregue, não apenas à conclusão de tarefas. Os clientes pagam pelos recursos que agregam valor real ao negócio.

3.11 Quais as diferenças entre XP e Scrum?

3.11 Diferenças entre XP e Scrum:

• Abordagem Geral: XP é uma metodologia de engenharia de software focada na

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