A Conceito de Negocição
Por: ewertonsantana • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 636 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
A negociação está presente em praticamente todas as situações as quais passamos, tanto no trabalho como em nossa vida particular, e são situações que passamos por toda vida. Onde houver mais de uma pessoa com pensamentos, ideologias e interesses divergentes haverá uma negociação em curso.
Segundo Lewicki, Saunders e Barry (2014), a negociação envolve duas ou mais pessoas e sempre há um conflito entre as partes, podendo terminar com ambas as partes satisfeitas ou uma parte cedendo.
Em uma negociação, a comunicação é parte fundamental para se posicionar e chegar a um acordo, pois é a partir daí que tomamos posições, nos precavemos e traçamos estratégias para tomada do melhor acordo, que seja bom para os dois lados. Para Acuff (1998), a negociação é o processo de comunicação que tem o propósito de atingir um bom acordo sobre as diferentes ideias e necessidade das partes envolvidas.
Antes de começar um processo de negociação é necessário ter uma visão de todos os fatores que possam influenciar como os dados, estatísticas, clientes, ou seja, todo ambiente interno e externo. É sempre importante ter uma boa argumentação, uma boa comunicação e equilíbrio durante a negociação.
Para Martinelli (2010), a negociação é um processo que afeta o relacionamento dos indivíduos e traz benefícios duradouros para seus participantes. Para se obter sucesso em uma negociação é importante desenvolver três etapas: a análise, o planejamento e a discussão.
(CCNTN) COMITÊ CORPERTIVO NACIONAL DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Os membros e suas funções.
• Negociador: Dione Alvarenga
• Proprietária: Juliane
• Administrador: Paulo
• Marketing: Felipe
Processo ganha-ganha na negociação.
Em uma negociação é equivocado pensar que apenas uma parte sai como vencedora, é preciso ter ética e levar em consideração as necessidades e objetivos da outra parte, afinal uma negociação bem-sucedida, onde ambas as partes ganham, só tende a trazer benefícios para a empresa, construção de parcerias e bons relacionamentos, e redução do risco.
O Projeto “Feito em Casa” foi criado pelos artesãos da cidade de Esperança com o objetivo de produzir móveis e objetos artesanais para obter geração de renda e oferecer produtos feitos e voltados para a preservação da natureza. Partindo do conhecimento do processo ganha-ganha, os objetivos do nosso comitê é obter o patrocínio de três empresários para a abertura de três lojas para o projeto dentro de cada Shopping Center da região, gerando visibilidade dos produtos artesanais e ganhando maior alcance de mercado, além de expor as ideias de criação sem afetar negativamente a natureza. Essa visão irá trazer muitos benefícios para os investidores e para os artesãos participantes do projeto.
A meta do comitê é expandir as ideias, fazendo parcerias com ONG’s de várias partes do Brasil, afim de incentivar e conscientizar sobre os produtos ambientalmente corretos. Com essa visão, esperamos que várias ONG’s comprem a ideia e contamos com a colaboração e trabalhos de muitos artesãos pelo país para estimular cada vez mais as práticas sustentáveis, afinal, o artesanato é uma fonte de trabalho e uma importante terapia ocupacional.
A importância da Comunicação na negociação
O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor, pode ser transmitida por meio de sons, gestos, linguagens ou códigos.
...