A Consultoria
Por: Cristiano Toneo • 31/10/2017 • Resenha • 478 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
CENTRO ACADEMICO DO AGRESTE.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO.
DISCIPLINA: CONSULTORIA.
ALUNOS: ELIAS ALIXANDRE BARBOSA JÚNIOR., CRISTIANO TONEO, HENRIQUE ALVES, CLAUDIA ELLEN, MARCILENE RODRIGUES.
Questões
1) Que condições devem estar presentes para que a relação de ajuda seja saudável?
2) Quais as implicações de se ter um entendimento do processo de consultoria como “busca de apoio ou conselho profissional”.
3) Peça a um colega que compartilhe um problema com você. Reaja imediatamente com conselhos, julgamentos ou reações emocionais. Do ponto de vista dos princípios da CP quais como deveria ser sua reação como consultoria?
4) Como os estereótipos ou preconceitos podem ajudar ou atrapalhar o processo de consultoria?
Respostas
- Para que a relação de ajuda seja saudável é necessário: confiança mútua, por exemplo, se um filho pede ajuda ao pai essa ajuda só será efetiva se o filho confiar no pai, bem como o pai confiar no filho; aceitação mútua, que é algo que é construído gradualmente entre as partes (consultor e cliente) e se traduz na aceitação da opinião da outra parte; respeito mútuo, que é algo fundamental para se ter uma relação saudável; disposição para ouvir, onde ambas as partes se ouvem antes de fazer julgamentos e propor soluções, pois do contrário o consultor vai propor soluções sem conhecer a realidade corrente e o cliente vai fazer um julgamento prematuro a respeito do consultor; igualdade, de modo a nivelar o status entre cliente e quem ajuda, ou seja, nem o consultor vai se sentir superior, nem o cliente vai se sentir inferior, ambos estarão no mesmo nível; e ajuda mútua, que se configura no dar e receber ajuda.
- A consultoria tem como filosofia que o objetivo fundamental de buscar “apoio ou conselho” é obter ajuda para resolver problema percebido. Pede-se conselho para resolver problema que não podem ser resolvidos sozinho. Espera-se que conselhos e sugestões possam ser uteis. Mas, como se sabe pela experiencia, sugestões e conselhos frequentemente não são uteis, resultando em resistência ou defensiva por parte da pessoa que procura ajuda. Para entender essa resistência é preciso aprofunda-se nas psicodinâmica da relação de ajuda examinar que condições precisam existir para que ajuda possa ser oferecida com êxito.
- Deixando de lado os estereótipos e preconceitos, porque podem influenciar de maneira negativa nossa percepção sobre o problema. Avaliar bem as consequências que os conselhos podem causar, valorizar, dar autonomia a pessoa que buscou a consultoria para que ela possa tomar a melhor decisão com base nas alternativas que foram dadas.
- Quando é criado um estereótipo isso impede que seja visto o problema de maneira correta, devido já ter criado uma solução pronta para aquilo que você determinou como errado, sem fazer devida analise do problema real. O mesmo ocorre com o preconceito dentro da organização, é um mau que influencia diretamente na vida das pessoas impedindo seu crescimento profissional por ter sido criado barreiras que impedem ver as qualidades profissionais de cada indivíduo.
...