A Definição da matriz Atratividade e Competitividade
Por: Karine Sousa • 19/6/2018 • Artigo • 700 Palavras (3 Páginas) • 919 Visualizações
- OBJETIVO
Esta seção tem como objetivo descrever as atividades necessárias para a priorização dos mercados. A priorização visa direcionar a prospecção mercadológica, focando as análises em mercados que, ao mesmo tempo, sejam atrativos às empresas do setor e nos quais as mesmas tenham competitividade para atuação, tornando o modelo de Inteligência de Mercado mais eficaz.
- ÂMBITO DE APLICAÇÃO
- PREPARAÇÃO
Mapeamento da cadeia de valor, informações de mercado.
- DESCRIÇÃO
A análise de atratividade e competitividade tem como objetivo priorizar os mercados e setores que têm maior potencial de geração de retornos para as empresas do setor. Os mercados priorizados serão mais profundamente estudados para melhor entendimento de sua dinâmica e prospecção de oportunidades para atuação.
O processo parte da definição dos critérios de atratividade e competitividade a serem analisados para cada mercado, setor ou elo produtivo. Para cada um dos critérios devem ser atribuídos pesos proporcionais à sua importância no contexto do setor e notas, calculadas com base em informações de mercado. A média ponderada dos pesos e notas resulta na nota do mercado/setor/elo em análise. Os mercados ou setores que obtiverem maiores notas ponderadas serão considerados como sendo os mais competitivos e atrativos.
O processo de definição dos critérios e notas deverá contemplar os seguintes passos:
- Definir critérios
Com base no mapeamento da cadeia de valor realizado anteriormente e com base no diagnóstico das empresas do setor metal mecânico do Vale do Aço, deve-se identificar os critérios de atratividade e competitividade que permitam avaliar adequadamente os mercados em análise.
- Atratividade
A análise da atratividade dos setores/mercados tem como objetivo mensurar o potencial de geração de negócios e receitas para as empresas, através dos critérios que representam os potenciais e ameaças para as empresas do setor. Como exemplos, abaixo estão listados alguns critérios de atratividade:
- Tamanho do Mercado
- Investimento Governamental
- Incentivo Governamental
- Número de Potenciais Clientes
- Número de Concorrentes
- Transversalidade do Elo
- Competitividade
Os critérios de competitividade têm como objetivo mensurar a capacidade das empresas do setor de atuarmos diferentes mercados. Abaixo são listados alguns exemplos de critérios de competitividade:
- Disponibilidade de Matéria Prima e Insumos
- Logística da Saída
- Mão de obra especializada
- Potencial de consumo local
- Certificação Técnicas / Normas Técnicas
- Escala Produtiva
- Definição dos pesos
Para cada critério de atratividade e competitividade são atribuídos pesos, que variam de 1 a 5, e que devem refletir a importância ou relevância do critério no contexto das empresas do setor e do mercado em análise.
- Definir os pesos com base na analise de especialistas, análises de mercado ou conjuntamente com os empresários.
- Definição das notas
As notas de atratividade e competitividade são calculadas com base em informações de mercado ou através de painel com especialistas do setor em questão e tem como objetivo refletir a situação do mercado ou das empresas no que diz respeito ao critério em questão. As notas variam de 1 a 5, conforme condições do mercado ou empresas do setor.
...