A Denominação e Forma de Constituição
Por: ste.16 • 11/11/2020 • Trabalho acadêmico • 775 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
- 999999333333333Apresentação da empresa
- Denominação e forma de constituição
A Elektro Eletricidade e Serviços S.A., LTDA, sociedade anônima.
- Dados e fatos relevantes da origem da organização.
A empresa Elektro foi criada em 06 de janeiro de 1998, com capital fechado. E em 23 de janeiro em Assembleia Extraordinária Geral, a Cesp aprovou a alteração estatutária da Elektro.
Em 1 de junho do mesmo ano deu-se início das operações comerciais independentes da Elektro com a simultânea transferência, dos funcionários da Cesp que atuavam na distribuição e energia, e em 8 de julho a Elektro obteve seu registro de companhia aberta junto com CVM. Por meio de leiloes, realizado na Bovespa, a Empresa Enron passou a deter indiretamente de, 99,62% do capital social da Elektro, e 99,96% do capital votante.
A empresa Enron e algumas de suas filiadas, iniciaram um processo de proteção falimentar em 2 dezembro de 2001, com base na lei de falência dos EUA, e o processo finalizou em 31 de agosto de 2004 quando a Enron transferiu sua participação nas ações para a Prisma Energy.
Em 17 de novembro de 2004 o plano entrou em vigor e a empresa Enron saiu da falência, sendo considerada uma empresa organizada, conforme a lei de falência dos EUA.
Entre maio e setembro de 2006, a empresa Ashmore (AEI), adquiriu 100% das ações indiretas da Elektro, Prima Energy, que houve após consentimento e aprovações necessárias, da ENEL e BNDES.
Já em 29 de dezembro de 2006, houve a fusão das empresas Prisma e Ashmore. A alteração da razão social aconteceu em 22 de outubro de 2007, passando a ser AEI.
Neste mesmo período a Elektro passou a ser controlada diretamente pelas empresas, EPC com 64,55% do capital votante, e a EAI com 99,68% do capital total e 99,97% do capital votante.
Ainda em 2007, atenta a importância da gestão de qualidade a Elektro foi certificada com o ISO 9001, e outras duas certificações a ISO 14001 meio ambiente, e OHSAS 18001 segurança e saúde ocupacional. Onde depois em 2010, segundo a ABT, o call center da Elektro tornou o primeiro no Brasil a ser certificado nas 3 normas.
A Elektro inaugurou seu novo centro de distribuição, ainda em 2008, na cidade de Sumaré/SP, e passou a trabalhar com divisão de sua área de concessão em quatro grandes regiões, sul, leste, centro e oeste.
Em 2009, a Elektro investiu em segurança, produtividade, qualidade e inovação. A empresa aderiu novas tecnologias que mudou o cotidiano dos seus colaboradores, e revolucionou a prestação de serviços de distribuição de energia elétrica no Brasil.
A empresa continuou seu processo de inovação, em 2010, trazendo ao país, a sexta aérea hibrida, com um equipamento que usa menos combustível fóssil e reduz a emissão de gás carbônico. Em outubro, a Elektro conquistou o prêmio Nacional da qualidade, que teve um capítulo importante para trajetória de excelência para a empresa.
A empresa Elektro passou por um processo de venda, concluído em 2011, e começou a fazer parte de um grande grupo de energia elétrica da Espanha a Iberdrola.
Em 24 de agosto de 2017, a Elektro Holding AS foi incorporada, sendo extinta, e sua sucessora sendo a Neoenergia. A Iberdrola Energia, permanece controladora indireta da Elektro Redes.
- Natureza e ramo de atuação
A empresa atua ramo de serviços, onde depende do mercado nacional.
Seu objetivo é comprar e distribuir, energia elétrica contratada pelos clientes livres, que adquirem energia de outros agentes no mercado livre de energia, utilizando os serviços da Elektro para transporte de energia.
...