A EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Por: Nádia Alves Lima • 24/10/2020 • Monografia • 484 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
FRANCISCA CASTRO DE MESQUITA
“Um novo jeito de ver, sentir e cuidar da juventude”
PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL NA EP
REALIZAÇÃO:
CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE
RERIUTABA – CE
1 INTRODUÇÃO
O propósito da educação financeira é auxiliar as pessoas na administração de suas receitas e no controle de gastos pessoais, ajudando-as a decidir entre investir ou poupar e a consumir de forma consciente, para que não acabem pagando juros e valores abusivos. A maioria das pessoas precisa gerir seu dinheiro, mas pouquíssimas buscam conhecer as melhores maneiras para isso, e como consequência dessa falta de conhecimento, observamos com facilidade em nosso convívio, pessoas que fracassam na gestão pessoal de suas finanças, ou que se atrapalham com seu orçamento mensal.
A educação financeira busca discutir a importância do dinheiro, como administrar e consumir de forma consciente e responsável os recursos financeiros. A riqueza depende de quanto e como se gasta. Com pouca renda é possível ter um estilo de vida confortável e, de forma consciente e racional, manter o mesmo padrão no futuro (LELIS, 2006; MEDEIROS, 2003; CERBASI, 2004).
- JUSIFICATIVA
O projeto Educação Financeira na EP justifica-se pelo fato de que o número de famílias com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro bateu novo recorde em abril de 2020, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O porcentual de famílias endividadas alcançou 66,6%
Pensando nisso, o Curso Técnico Em Contabilidade pretende com esse projeto auxiliar os jovens no controle das suas finanças, despertando um consumo consciente e identificando a importância de poupar para planejar-se financeiramente a curto, médio e longo prazo.
- OBJETIVOS
O presente projeto foi delineado com os seguintes objetivos:
- Objetivo Geral
- Mostrar aos jovens formas responsáveis de manusear o dinheiro;
- Objetivos específicos
- Melhorar a compreensão em relação a conceitos financeiros;
- Educar para consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável;
- Pagar impostos de forma consciente;
- Avaliar opções de poupança e decidir-se pela melhor, de acordo com as necessidades;
- Exigir a nota fiscal e saber sua importância;
- Acompanhar e fiscalizar as ações do Estado;
3 METODOLOGIA
O Projeto Educação financeira na EP terá os seguintes procedimentos metodológicos: 04 Encontros online via aplicativo Google Meet nas seguintes datas: 14.10 / 28.10 / 11.11 e 25.11;
...