TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Brasileira

Por:   •  18/10/2018  •  Resenha  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

2 Prova de Economia Brasileira

Elton Leonardo Moreira 16.2.3679

1 – Discorra sobre cada uma das seguintes causas da inflação

- inflação inercial

Inflação inercial é aquela que se replica do período passado para o período futuro. Quando a inflação está muito alta ela começa a se retroalimentar fazendo com que o mercado projete uma inflação, deixando essa de ser sazonal para ser antecipada, prevendo a inflação futura. Tornando-se aceleracionista replicando, pelo menos, o que ocorreu no período passado. Qualquer choque tanto de demanda quanto de oferta faz com que ela eeve seu patamar e assim por diante, levando a estratégias de estagnação de preços ou de receita.

Isso ocorreu muito do Brasil nas décadas de 80 e início dos anos 90. Um dos planos para forçar o preço a estagnar foi a criação de uma tabela preços, o que acabou levando a escassez, pela falta de oportunidade, custo maior que preço. E paralelamente ao mercado ilegal fora da tabela de preços. Outro plano foi congelar a receita das pessoas com a ideia de que se não recebessem mais não gostariam mais, se não tivesse mais dinheiro disponível menos gastos.

- inflação de custos

A inflação de custos é consequência de um aumento dos preços devido ao aumento dos custos de produção. Quando ocorre um aumento da demanda devido a escassez de algum fator no mercado ela é dita inflação induzida, quando ocorre um aumento devido a pressão de monopólios e oligopólios ela é dita autônoma.

Por exemplo quando há uma quebra de safra, seca ou frio intenso... O aumento do preço aquece a economia para todos os produtos derivados. Um dos casos importantes na história da economia foram os choques do petróleo em 1973 e em 1979. O petróleo é a base do sistema produtivo, principalmente em relação à energia e isso faz com que todos os preços da economia se elevem. Não só pelo aumento da demanda mas sim pelo encarecimento dos custos mercado oligopolizado onde poucas empresas que concorrem pelo produto.

- inflação de demanda

Inflação gerada pela demanda é Quando existe um aumento generalizado dos preços mais do que proporcional a  relação oferta demanda, pressionando os preços .A inflação de demanda pode ocorrer, por exemplo, quando o governo faz uma política fiscal expansionista, aumentando os gastos públicos com investimentos, salário dos funcionários públicos, compras governamentais etc. ou quando o governo estimula o consumo como a liberação de créditos, levando a um aquecimento da demanda sem uma oferta que possa suprir essa demanda. Se essa demanda se acelera muito rapidamente ela pressiona os preços

- perspectiva monetarista

Basicamente a inflação é uma depreciação do dinheiro, ou seja, a perda de valor do dinheiro no tempo

Impressão do dinheiro não é mais atrelada a ouro e sim a títulos fazendo o dinheiro perder o valor real. Politica monetária é o controle pelo banco central da quantidade de dinheiro que circula na economia brasileira. A taxa de juros determina a oferta de créditos na economia, sendo um dos mecanismos da politica monetária.

Essa perspectiva mostra que a inflação constante não impede grandes taxas de crescimento, um aumento da taxa de crescimento de oferta monetária levará um crescimento igual na taxa de crescimento dos preços.

2 – Discorra sobre um dos temas abaixo (faça uma contextualização histórica, aponte os principais pontos de discussão em torno da questão escolhida e fala um pouco sobre eles)

- dívida pública brasileira

O governo tem receitas e gastos a principal fonte de receitas do governo são os impostos que são gastos com saúde, aposentadoria, educação, salários etc. Quando o governo gasta mais do que arrecado o governo tem que pegar emprestimos. O acumulo desses emprestimos ao longo do tempo é o que forma a divida publica. O governo capta recursosatraves de titulos de dividas, recebendo o dinheiro e assumindo devolve-lo em uma data futura com juros. Grande parte desses titulos estão na mão de grandes infestidores como fundos de pensão, fundos de investimentos e bancos, endo apenas 1/5 de investidores estrangeiros. Pessoas físicas também podem emprestar investindo no tesouro direto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com