A Economia Brasileira
Por: mariasbahl • 16/8/2022 • Trabalho acadêmico • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE ECONOMIA
SECRETARIA DE EXTENSÃO
: ECO 106 – Gestão Financeira - Prof, Eolo M. Pagnano
Atividade 2. NOTA 7,0.
NOME DO ALUNO: Mariah Asbahl Toledo
Questões de Revisão:
- Qual o conceito de fundos?
Os fundos são um conjunto de recursos financeiros necessários para manter ou ampliar o nível de atividade do empreendimento.
OK. 3/4. VEJA: RECURSOS TRANSITÓRIOS DISPONÍVELIS PELOS AGENTES CANALIZADOS PARA O SIST.FINANCEIRO. (AULA+PROJEÇÕES).
- Toda empresa para operar necessita de fundos em ativos reais e fundos de natureza financeira para operar. Identifique-os na estrutura do Balanço Patrimonial de uma “empresa produtiva”.
Toda a aplicação de fundos em ativos reais ou financeiros, com o objetivo de obter um excedente que remunere a despesa efetuada, denomina-se de investimento.NÃO! Ou seja, investimentos de fundos em ativos reais SE associaM à produção de bens e serviços com fins lucrativos. São investimentos que visam aumentaM tanto o ativo imobilizado da empresa, tanto para fins produtivos e não produtivos, cuidado com essa linguagem. O que são ativos não produtivos? quanto o ativo circulante e técnico. . Os investimentos reais são realizados através de novas construções, expansões, reequipamento técnico ou reconstrução de empreendimentos existentes.
Os fundos financeiros são obtidos mediante empréstimos no sistema bancário, debêntures, lançamento e venda de ações etc.
OK 2/3. MARIAH, VC. É FORMADA EM LINGUAGEM , PORTANTO DEVE APLICAR SEU CONHECIMENTO NA ÁREA PARA COMUNICAR PRECISÃO DE COMUNICAÇÃO! ME SURPREENDE AS SUAS CONSTRUÇÕES VERBAIS CONFUSAS E CONTRADITÓRIAS ENTRE AS FRASES. INICIA BEM E DEPOIS REDIGE CONCEITOS DIFERENTES!?!?
- Qual o significado de Liquidez de um fundo?
Significa quanto tempo é necessário para converter os ativos UM OU MAIS FUNDOS em dinheiro novamente e ter acesso a esses recursos. AQUÍ A CONFIRMAÇÃO DA OBSERVAÇÃO DA 2, ALÉM DE SUA CONFIRMAAÇÃO NA 4.
- Admitindo que uma empresa é um conjunto de fundos, quais indicadores traduzem sua liquidez, com base em seus dados periódicos?
A liquidez de uma empresa pode ser obtida dividindo o ativo circulante os de curto prazo, ou seja, menores que um ano) pelo passivo circulante (impostos, fornecedores, empréstimos, entre outros). É a chamada liquidez corrente.
Já a conta para medir a liquidez geral (mais a longo prazo) é = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Exequível de Longo Prazo).
OK. ÓTIMO! SIMPLES E DIRETA.
- Qual a função do fundo de CAIXA, no ciclo de operações da empresa?
O fundo de caixa se trata de um valor guardado em uma conta bancária, uma reserva, que serva para a empresa liquidar compromissos. Ou seja, é como se fosse uma poupança guardada para eventuais necessidades. Ele serve para fazer troco, pagar contas programadas e lidar com saídas de dinheiro não previstas, como compras de material de escritório.
X NÃO! AULA + PROJEÇÃO GRÁFICA DOS SUBSISTEMAS EM QQ. EMPRESA E FORMAÇÃO DOS DIFERENTES FUNDOS. O CAIXA “FUNDO PRONTAMENTE LÍQUIDO PARA SUSTENTAR.............................releia estude e redija!
A sua linguagem e redação é do leigo (ou “da TV Globo) vulgar e sem sentido!
X
6. Utilizando-se do Balanço Patrimonial a seguir:
[pic 2]
Demonstre e dimensione. Utilizando os valores do Balanço:
A – A Estrutura de Origens do Capital e, os montantes de Capital de Terceiros e Próprios (e sua participação=%).
Origem do Capital total = $1.656.400 (Passivo e Patrimônio Líquido total)
Capital de Terceiros = Passivo circulante + Exeq. long prazo = $890.000
Capital próprio = Ações ordin. + Reservas + Lucros acumul. = $766.400
Participação Cap. De terceiros = 890.000 x 100 / 1.656.400 = 53,73%
Participação Cap. Próprio = 766.400 x 100 / 1.656.400 = 46,27%
OK. SE SABE ISSO , POR QUÊ NÃO UTILIZA NAS QUESTÕES ANTERIORES?
B - A estrutura das Aplicações do Capital: os montantes no Capital de Giro Ativo, o Ativo Técnico e o Financiamento a logo prazo (e participação em %).
...