A Economia do Rio Grande do Sul
Por: 238455 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 423 Visualizações
INTRODUÇÃO
A economia do Rio Grande do sul é equilibrada com grande tradição na exportação e na alta produtividade da mão de obra no Estado.
O trigo, milho, arroz e a soja são os produtos que mais se destacam o estado também produz o tabaco, erva mate, mandioca, amendoim e uva.
A Estrutura dos Supermercados do Rio Grande do Sul apostam em alugueis de galerias, eles acreditam que a diversificação faz toda diferença. Os níveis de qualidade no Rio Grande do Sul tem sido a melhor do país, o melhor nível de qualidade de vida dos países desenvolvidos.
DESenvolvimento
O Crescimento dos Supermercados gaúchos em 2013 em um grande levantamento realizado entre janeiro e fevereiro de 2013 contribuiu com números fatores decisivos para que o setor supermercadista do Rio Grande do Sul tivesse apresentado um crescimento real levantado se em conta uma porcentagem de 7,39% de seu levantamento.
A representatividade do Rio Grande do Sul no total do setor supermercadista também cresceu de 77% em 2012 para 80% no ano de 2013, Foi registrado também um faturamento de 272,2 de bilhões em 2013. Um crescimento real 5,8%,o calculo de Índice de concentração de mercado forneceu indicação que o nível de concentração no setor supermercados do Rio Grande do Sul está aumentando.
O Rio Grande do Sul vem crescendo muito, principalmente pela entrada de redes estrangeras no mercado gaúcho, como Carrefour e o grupo Sonae que investiu pesado no setor, tanto pela abertura de lojas como pelas fusões. Porto Alegre é considerado a cidade mais hospitaleira do Rio Grande do Sul, a nova Petrópolis, cidade de colonização Alemã e mantem suas raízes através de festa folclórica, gastronomia e arquitetura. O forte comércio são as malharias que atrai turistas de outros lugares.
O Plano Real foi a responsável pela recuperação da credibilidade da moeda nacional, a economia brasileira enfrentava uma serie de crise e o processo de hiperinflação.
2.1Microeconomia e Macroeconomia
A palavra microeconomia vem de uma palavra grega, micro significa pequeno trata-se de produtores, administradores, consumidores individuais e família. Microeconomia busca explicar, quanto e porque estas unidades individuais tomam decisões econômicas-compra/venda/produção/contratação de operários.
A economia do Rio Grande do Sul é equilibrada com exportações, e alta produtividade da mão de obra no Estado, os produtos que se destacam: trigo, milho, arroz, soja.
2.1.1Macroeconomia
Quer dizer grande em grego trata de assuntos mais amplos, por exemplo: PIB (Produto Interno Bruto).
A macroeconomia é o ramo da ciência que estuda os agregados econômicos como produto, renda e consumo, seus comportamentos e suas relações que guardam entre si. Seu objetivo e obter uma visão simplificada, mas ao mesmo tempo permite conhecer o nível da atividade econômica de determinado país ou de um conjunto de países e atuar sobre ele.
2.1.1.1Métodos Quantitativos
A utilização dos métodos quantitativos permite conhecer o perfil, sócio, demográfico social e econômico de uma população sem exceção é necessário calcular as margens de erro para grau de confiança. Os métodos é composto por três colunas:
- Medidas de Tendencias Central
Medidas de tendencia central é um valor que representa uma entrada típica ou central de um conjunto de dados.Elas são usada na media, mediana e a moda.
- Medidas de Dispersão
A medida de dispersão são usadas para descrever os dados quando se refere 0grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. E clasificada em heterogéneo e homogéneos utilizado como ferramenta a amplitude, o desvío padrão,o desvío medio e a variancia.
- Técnicas de Amostragem Probabilística
Amostra probabilística é amostra em que todos os sujeitos na grelha de amostragem tem a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a amostra. A amostragem probabilística pode ser: Amostragem aleatória Simples, amostragem sistemática, amostragem aleatório estratificada, amostragem por clusters, amostragem multi peças.
2.1.1.1.1ÉTICA POLITICA E SOCIEDADE
No período de 1760 a 1830, a revolução industrial ficou limitada à Inglaterra que é a oficina do mundo. Era proibido exportar máquinas e tecnologia só para manter a exclusividade. Mais como a produção de equipamentos era grande, superaria então as possibilidades de consumo interno e não seria possível conter os interesses dos fabricantes. A partir daí as nações começaram a identificar o poder de um país com seu desenvolvimento industrial. Com isso o processo expandiu pela Europa, Ásia e América. Foi tão grande o avanço da tecnologia industrial que a população cresceu e os movimentos imigratórios se intensificaram.
...