A Economia e o setor rural
Por: evelinmangoni • 10/7/2018 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Acadêmicos: Diego Alex Pedroso e Evelin Buratto Mangoni
A economia e o setor rural
A economia depende da integração de todos os setores para que consiga fazer a rotação de bens e serviços com eficácia e eficiência, o setor rural é um âmbito de grande importância, pois é um setor de afeta a massa, onde todos utilizam de seus serviços e produtos fornecidos.
No site do Canal Rural, uma notícia apresenta que a câmara aprovou um projeto de lei que impõe a fixação do preço mínimo de venda dos produtos que são produzidos pelos trabalhadores rurais. Este projeto altera o decreto de 1966, propondo que os valores mínimos de venda dos produtos devem ser fixados em cada estado, levando em consideração os custos de produção locais.
Esta lei nada mais é que uma forma de garantia de renda aos trabalhadores rurais, que de acordo com Vasconcellos (2006) o governo anuncia antecipadamente um preço mínimo de venda, com que ele se dispõe a comprar, caso o preço do mercado seja superior ao preço mínimo, o produto vende para o mercado, caso contrário ele tem a garantia de vender para o governo pelo preço pré-estipulado.
Outro assunto em destaque nesse ramo foi a aprovação da emenda no valor médio de meio milhão de reais para a agricultura familiar no ano de 2018, o principal objetivo do projeto é propelir a produção e a produtividade da área, pois a maioria dos produtores, pescadores, extrativistas, entre outros, não tem acesso à tecnologia de ponta, e materiais que auxiliariam seu trabalho, sabendo desses fatores, os responsáveis pelo projeto querem levar esses preceitos para os agricultores familiares.
O dinheiro destinado para esse setor, faz com que aconteça a rotatividade da mesma quantia, pois melhorando a qualidade e quantidade do produto, o produtor vende mais, assim o mercado terá mais produtos a oferecer saindo por um preço mais em conta, onde consumidor terá mais opção de escolha e por um preço mais acessível, gerando assim um equilíbrio de mercado, que para Vasconcellos (2006) é o processo onde a oferta e a procura se igualam, um estado de concorrência perfeita.
Com isso o projeto colabora com a economia em geral, tendo como objetivo o equilíbrio das partes envolvidas, considerado no modo de vista econômico, um estado de maestria.
Referências:
http://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/comissao-camara-aprova-projeto-para-estados-fixarem-precos-minimos-produtos-69883
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/recursos-v%C3%A3o-garantir-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-para-o-meio-rural
VASCONCELLOS, M. A. S. Economia: micro e macro, São Paulo: Atlas, 2006.
...