A Educação Ambiental
Por: Stevie Soeira • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno:
STEVIE DOUGLAS GONZAGA SOEIRA - RA 1223380
POLO
RIBEIRÃO PRETO
2013
A Educação Ambiental e o Desenvolvimento
A preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável já vem fazendo parte de nossas vidas há algum tempo. Educadores de um modo geral vêm se atualizando e aderindo à ideia de que são fundamentais na evolução da Educação Ambiental de nossa sociedade, inserindo no cotidiano das crianças práticas sustentáveis e ecologicamente corretas, como a utilização de materiais recicláveis em brinquedos, jogos, reciclagem, economia de água e luz, composição artísticas com embalagens, feira de trocas, alimentação saudável, discussões temáticas, etc.
O único modelo consistente na formação de uma nova sociedade é o da educação, e neste caso, através da Educação Ambiental, que busca conscientizar e enraizar na futura geração a importância da sustentabilidade do planeta, através da preservação ambiental. A reforma da Educação tem se mostrado extremamente eficiente em diversos países, como a Coréia do Sul, Chile e Singapura, que colhem frutos atualmente de sementes do passado.
“A batalha da formação do homem pode ser definida como vencida ou vencedora na Educação Infantil e, também, no Ensino Fundamental. É nesse mundo, cujas lembranças carregamos num lugar especial de nossos corações, que se travou a mais bela batalha para se erguer e afirmar o que somos hoje”. (Branco, 2007, p.5)
Faz-se necessário compreender que a natureza é parte do ser humano e não sua propriedade. É necessário pensar global. A prática na escola faz com que as crianças se moldem de maneira a espelhar os ensinamentos que lhes são passados. A Educação Ambiental deve fazer parte tanto no Ensino Infantil quanto no Fundamental. Utilizemos as crianças e jovens como ferramentas multiplicadoras do conhecimento.
Segundo Cássia Maria Vieira M. da Cunha Menezes, 2012, p. 29, a escola é o primeiro elemento chave para a Educação Ambiental, por ser o centro de aprendizado e replicação desse aprendizado, onde crianças buscam caminhos para transformar suas ideias em práticas.
Finalizando, podemos afirmar que a Educação Ambiental tem conquistado seu espaço, e que as crianças já vêm exercendo influências em seus lares e comunidade dos ensinamentos que lhes são passados, tornando-as naturalmente agentes multiplicadores.
" Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". (Paulo Freire)
Ribeirão Preto, SP, 07 de outubro de 2013.
STEVIE DOUGLAS GONZAGA SOEIRA
RA 1223380
UNIP Ribeirão Preto – Polo Centro
Curso: Administração
Fontes:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/coreia-do-sul/educacao-na-coreia-do-sul.php
http://www.akatumirim.org.br
http://pensador.uol.com.br/citacoes_de_paulo_freire
...