A Elaboração e Gestão de Projetos
Por: francisguilherme • 4/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 556 Visualizações
UNIDADE 3 E 4
OUTUBRO – 2014
RIO DE JANEIRO – RJ
FRANCIS BRINGHENTI GUILHERME LOURENÇO - 14243110001
UNIDADE 3 E 4
OUTUBRO – 2014
RIODE JANEIRO – RJ
UNIDADE 3
1. Pesquise em sua cidade ou região pelo menos três projetos sociais desenvolvidos por ONGs e identifique os segmentos atendidos pelo projeto, a sua natureza e finalidade.
- Projeto CALLE
O projeto CALLE foi iniciado em fevereiro de 2007 por voluntários da comunidade do Morro dos Cabritos e estrangeiros. O projeto segue com ideias de grandes mudanças psicológicas, educacionais, sociais e política. A comunidade tem aproximadamente vinte mil pessoas. Essa favela é mais conhecida como Ladeira dos Tabajaras por ser esse o nome de origem do lugar.
O trabalho do projeto está designado ao ensino de línguas estrangeiras, como inglês, francês e espanhol para crianças e adultos. Alem das aulas de idiomas, o projeto oferece para as crianças atividades interativas como teatro e artes cênicas, vídeos educativos e outros apoios psicológicos. O projeto se faz muito importante nesta região por sua riqueza que diretamente influência a interação da comunidade com outro tipo de realidade, preparando-os para um futuro com mais perspectivas. Todas as formas de aula são dirigidas por estrangeiros e brasileiros. Todas as atividades promovidas dentro do projeto são gratuitas.
- Projeto Social Dançar a Vida
O Projeto Social “Dançar a Vida”, associação sem fins lucrativos, em parceria com a Escola de Dança Petite Danse, utiliza-se do próprio método de ensino através do Curso de Formação Profissional para Bailarinos autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
O projeto recebe crianças e adolescentes de diversas comunidades do Rio de Janeiro, nos bairros da Tijuca, Barra da Tijuca e localidades do seu entorno, onde encontram-se comunidades de baixa renda como o Morro da Formiga, Borel, Salgueiro, Tijuquinha, Rio das Pedras entre outros.
Partindo do princípio de que a arte é um dos melhores caminhos para se alcançar a qualidade de valores morais e educacionais, decidimos assim investir num programa educacional voltado para o ensino da dança, buscando uma visão integral do ser humano. A organização não tem fins lucrativos.
- Projeto Pensando Junto
O Pensando Junto é um Projeto Social, educativo e cultural que atende a crianças e jovens da comunidade da Rocinha, proporcionando a seus participantes, acesso à cultura, educação, lazer, alimentação, acompanhamento médico, odontológico e psicológico.
O projeto foi criado a partir da indignação do rapper e ativista social Gabriel O Pensador, que de perto acompanhava o crescimento de jovens que faziam malabares em um sinal de trânsito, perto de sua casa e em frente a comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro. O principal objetivo do programa do Pensando Junto é estimular os participantes a repensar seus valores e desenvolver sua auto-estima, criando oportunidades para seu desenvolvimento através de uma rotina repleta de atividades físicas e intelectuais, que lhes desperte a conscientização de seu potencial para ter uma vida ainda mais digna.
2. Faça a pesquisa agora em três empresas privadas que desenvolvem projetos de responsabilidade social e identifique a sua natureza e finalidade.
- 3M
Com a necessidade de expandir soluções sociais, a 3M lançou em 2006 o Instituto 3M de Inovação Social, cujo principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde a 3M do Brasil atua por meio de incentivos para o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia social. Dentre vários Projetos, foram criados: “Preserve o Meio por inteiro” e “Massa do Bem”.
Preserve o Meio por Inteiro
Lançado em 1989, o programa dedica-se ao estímulo da educação ambiental nas escolas públicas municipais e particulares, incentivando professores e alunos a estudarem temas relacionados ao meio ambiente, a sua importância e preservação. O estudo envolve o desenvolvimento de atividades criativas, dinâmicas e que promovam a integração entre professores, coordenadores, alunos e familiares.
O programa, realizado em parceria com as secretarias de educação dos municípios e dirigentes de escolas particulares, é adaptado às realidades e necessidades de cada região.
Massa do Bem
A Massa do Bem é uma tecnologia social vencedora da primeira edição do Prêmio de Estudantes Universitários (2007) do Instituto 3M de Inovação Social, desenvolvida por alunos da universidade Metrocamp de Campinas (SP).
O projeto “Massa do Bem” propõe substituir vasilhas de isopor, plásticos ou outros materiais que acondicionam sopa, servidas para moradores de rua, por uma cumbuca feita de massa de pão. A pedido do Instituto 3M a receita foi estudada pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e recebeu melhorias que a tornou mais nutritiva e saudável.
O Instituto 3M disponibilizou a receita para seus parceiros sociais e investiu na instalação de pequenas oficinas de panificação nestas instituições. Atualmente a APAE Campinas prepara semanalmente cerca de 300 cumbucas da Massa do Bem e direciona para a Casa da Cidadania, que as utiliza na alimentação de moradores de rua, fazendo com que o projeto complete um ciclo de cidadania.
PROTEGE
As empresas do Grupo Protege têm como filosofia a valorização e o respeito ao ser humano, já que ele é o nosso principal patrimônio.
Instituições como a família, a comunidade e os nossos colaboradores são os agentes principais da nossa atuação e o motivo pelo qual desenvolvemos nossos projetos de responsabilidade social.
Em nosso segmento, a Protege é inovadora não somente no investimento de novas tecnologias, mas também, como a empresa de segurança que mais investe em projetos sociais. Prova disso, foi o lançamento da primeira edição do nosso Balanço Social em 2006 e desde então ao final de todos os anos é publicado uma nova edição.
...