A Engenharia Conceitos, Ferramentas E Comportamentos
Por: pa20tri24cia • 23/9/2024 • Monografia • 1.776 Palavras (8 Páginas) • 47 Visualizações
[pic 1]
SAMARA APARECIDA DA SILVA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
CONCEITOS, FERRAMENTAS E COMPORTAMENTOS.
FORMIGA - 2012
[pic 2]
SAMARA APARECIDA DA SILVA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
CONCEITOS, FERRAMENTAS E COMPORTAMENTOS.
Resumo do capítulo 9 – Projeto,
do livro Introdução a engenharia
de Walter Antonio Bazzo.
FORMIGA - 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
PROJETO 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
A Engenharia é um curso muito amplo que abre caminho para diversas áreas. Dentro dessas áreas ainda há várias ramificações que permitem ao profissional se especializar em uma área específica. Seguir na área de projetos é uma boa ideia para quem tem criatividade e imaginação. Esses talentos, aliados á um bom curso superior e cursos profissionalizantes de desenhos técnicos proporcionam ao projetista uma brilhante carreira de sucesso.
Projetar é saber identificar e solucionar problemas. Com esses princípios básicos o profissional dessa área consegue se desenvolver intelectualmente e começa a enxergar soluções necessárias para a otimização da empresa. A inserção de projetista dentro das próprias empresas reduz o problema de ter que procurar empresas terceirizadas para fazer o melhoramento da produção.
Não há uma forma padronizada de se fazer um projeto, porém há alguns métodos utilizados por muitos projetistas que facilitam a maneira de solucionar problemas, e conduzem novos engenheiros a ingressar nessa área tão competitiva, onde quem mais se destaca é quem tem a capacidade de inovar.
PROJETO
Para ser um bom engenheiro é preciso saber resolver problemas, mas é necessário seguir algumas etapas. Primeiramente, deve-se identificar a necessidade, elaborar uma forma de solucionar o problema e transformá-lo em algo útil.
O sucesso de um projeto bem elaborado pode resultar em um produto, um processo ou até mesmo um sistema, onde são necessárias informações para alcançar metas. A melhor forma de conseguir esses resultados é aplicar todo conhecimento técnico e científico cabível, e se adaptar a outros assuntos para complementar o projeto. Imaginação e criatividade são qualidades extremamente essenciais em um projetista.
Independente da complexidade do projeto deve ser feita uma análise dos pontos importantes e uma síntese, para que fiquem claros os objetivos do trabalho. Analisando os itens principais faz-se uma ramificação do problema para identificar os fenômenos fundamentais envolvidos. A partir da síntese já é possível estabelecer uma conclusão geral.
Projetar é uma atividade que exige experiência, bom senso, criatividade, habilidade e ação. Nas tarefas corriqueiras do dia-a-dia, também existem projetos que vão de organizar uma festa á se preparar para uma apresentação. Diferente desses projetos simples, um trabalho mais complexo envolve técnica e dedicação, pois o projetista talvez vá se deparar com assuntos não tão presentes em seu cotidiano e quando começa a desmembrar esses assuntos, ele estimula o desenvolvimento intelectual.
O planejamento existe para se alcançar objetivos dentro de metas de orçamento e tempo, nesse contexto o projeto é aplicado a resolução de um problema e a satisfação de alguma necessidade. Existem dois tipos de projeto; por evolução, onde há uma adaptação ou variação de um projeto já existente e por inovação, em que resulta na aplicação de conhecimentos não experimentados.
Durante o processo, os cálculos, esboços e tomadas de decisões geralmente são atividades decorrentes de inúmeras outras tarefas, que facilitam o trabalho do projetista. A conclusão do projeto não depende apenas da sua solução, ele deve ser explicado ao cliente de uma forma clara e objetiva para um bom entendimento da situação.
Os métodos usados para a solução de problemas, partem de dois princípios básicos, o científico iniciado a partir de conhecimentos existentes onde o cientista formula hipóteses que são submetidas a experimentação, e o tecnológico iniciado a partir do científico aliado a conjunto de inventos e condições de ordem social e ambiental. Atualmente, soluções relacionadas à questão ambiental têm sido priorizadas em consequência da escassez de recursos naturais e do aquecimento global.
O processo solucionador de problemas necessita de informações gerais e específicas do projeto e de um estudo de mercado. O projetista é quem faz os experimentos para testar a eficácia do projeto. Como esse trabalho gera um alto custo no seu desenvolvimento, todas as informações são utilizadas; caso o projeto venha a ser abandonado por falta de recursos, essas informações são usadas em um projeto futuro. Outra questão a ser esclarecida, é a viabilidade comercial do projeto. Ele deve ser compensador para o cliente, do contrário não há motivo para ser executado.
...