A Estutura Organizacional
Por: Gabriel Butalo • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 380 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
DIVISIONAL
A estrutura organizacional divisional é constituida por divisões autossuficientes que produzem um serviço ou produto
específico ou parte dele. Estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes,
pois cada divisão foca um mercado ou cliente independente.
*Produto ou serviço
Este tipo de departamentalização aborda uma divisão, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados.
A divisão do trabalho é feita por linhas de serviços ou produtos, que se desempenham em todas as funções necessárias para a realização do produto ou serviço.Grandes empresas costumam trabalhar com esta estrutura.
A estrutura apresenta a vantagem de ter foco específico e também há maior flexibilidade em termo de produtos produzidos. A coordenação é mais eficiente.
As desvantagens podem estar nos custos maiores, comunicação precária e uma dificuldade na busca e/ou pedido de um determinado produto ou serviço, pois a distribuição é especializada em cada departamento.
*Geografica
A divisão geográfica permite a empresa se adaptar a região onde exerce suas atividades. Num país como o Brasil, onde o território é extenso, os costumes de cada região influenciam
diretamente na comercialização de um serviço ou produto. Na maioria das vezes, a abordagem de vendas usada numa região não tem eficácia alguma em outra região.
Estratégias de marketing e de vendas devem ser fortes de forma a atender uma região específica, com foco no consumidor local.
Tal estrutura também dá vazão para afirmações por partes das unidades, informando que a não venda de um serviço ou produto pode ser atribuída à região e não a incapacidade da empresa.
----------
Processo
Na divisão por processo as atividades são agrupadas de forma a cumprir as etapas do mesmo. Um processo é um conjunto de atividades que resulta num produto ou serviço. Em geral o departamento de produção é subdivido por processos, onde cada divisão é responsável por um produto produzido pelo departamento.
A grande vantagem é a facilidade de operação, cada trabalhador trabalha num processo específico sendo especialista. Esta especialização é bem próxima da defendida por Taylor e sua Administração Científica.
A desvantagem recai na mesma especialização que foi colocada como vantagem. Em baixa demanda a empresa fica com trabalhador ocioso, pois sua grande especialidade não permite ele ser deslocado para outra função, pois não tem a menor noção de como é feita.
...