A Etica e Relações Humanas
Por: kennyirk • 21/5/2016 • Dissertação • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 291 Visualizações
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre um assunto que vem tirando o sono de muita gente, “Existe uma profissão certa para cada pessoa?”, para elaboração deste trabalho foi necessário avaliar a situação de uma empresa como a Petrobrás, e analisarmos quais os acontecimentos assolaram nos últimos tempos e principalmente trabalhamos com ênfase o assunto muito importante a ética.
Existe uma profissão certa para cada pessoa?
Esta pergunta é bastante complexa de se responder se avaliarmos os tempos de hoje, as grandes mudanças que ocorreram e que ocorrem constantemente neste novo ambiente globalizado, o autoconhecimento é primordial quando se esta do processo de orientação profissional, sendo necessário entendermos quais a nossas características, nossas emoções, maneiras de pensar, de agir, as possibilidades e nossos interesses, no intuito de saber qual profissão poderá atingir ou superar as nossas expectativas.
Para uma identificação de competência pode ser analisado através do mapeamento de processos, onde se reúne grupos de funcionários que são considerados no processo em execução e identificando as competências que fazem parte do perfil do funcionário. Cada competência vem inserida de um conjunto de conhecimentos, atitude e habilidades, que indicaram em qual processo este funcionário se enquadra e onde poderá desempenhar sua função agregando seus atributos profissionais.
Agora falando da Petrobras a maior empresa petrolífera do mundo, que é uma empresa conhecida e respeitada mundialmente, que vem passando por momentos de turbulência, devido às más administrações e mudanças que a meu ver a desmoralizou mundialmente, aquele reconhecimento que tinham, não mais faz parte da atual empresa “renomada”. De uns tempos para cá, seu conceito vem caindo, tanto na visão do povo, dos empresários e também pelo governo federal. O que vem levando o país a passar por um momento muito crítico financeiro, o que vem acarretando grandes dificuldades nas empresas do Brasil.
Infelizmente tudo se dá devido o egoísmo excessivo direcionado a riqueza própria, a ganância de ser rico a qualquer custo, ainda que tenham que passar por cima de tudo e de todos, principalmente a tamanha falta de ética por aqueles que possuem o poder decisório de negociações, pois o dinheiro vem falando mais alto. Vale frisar que este tipo de comportamento não esta vinculada a empresa como um todo, pois nos dias de hoje o interesse pessoal vem tomando uma proporção gigantesca com relação ao interesse do conjunto.
Podemos entender que cada ação tem uma reação, e que devido à correria do cotidiano alguns colaboradores muitas vezes não estão prontos para lidar com as mudanças que ocorrem neste mundo globalizado, onde é necessário se ater as inovações, o relógio esta seguindo seu trajeto é necessário correr para se manter atualizado, muitos acreditam que não possuem aptidões para determinadas funções, muitos estão desmotivados é neste momento que os problemas pessoais passam a perturbar em seu ambiente de trabalho.
Uma atitude que pode ser perigosa é a autoconfiança, todavia que podem destorcer visões é possível deixar escapar algo e isso pode interferir de forma bastante negativa na tomada de decisão.
É um assunto muito complexo quando se fala de crenças entre empresas e funcionários, este assunto precisa ser tratado com bastante cuidado e forma ética, pois é comum a empresa dispor de funcionário que não dispõem dos mesmos valores e crenças que a empresa idealiza, a ética deve estar alinhada a este assunto. É necessário que exista um consenso entre empresa e funcionário e quando os funcionários não compartilham dos mesmos ideais pode impactar negativamente os resultados da empresa, no caso da Petrobrás afetou a empresa e todo um país desencadeando um efeito dominó em outros países.
Quando se fala de ética no ambiente de trabalho, é possível afirmar que nem todos os profissionais possuem de ética como um atributo pessoal, na verdade a falta de ética é um assunto que vem assolando os diversos meios profissionais, infelizmente é bem comum se deparar com profissionais que usam de seu conhecimento e poder, utilizando de artimanhas desonestas a fim de chegar ao um determinado objetivo com a finalidade de obter seu bem-estar pessoal.
É complexo ter dentre os seus funcionários profissionais que não compartilham das mesmas crenças e valores, falando ainda de ética é possível talvez pela falta de realização profissional o mesmo se colocar contra a empresa, denegrindo o nome da empresa e isso pode ser um risco. Mas existe um fator que pode interferir para um risco ainda maior, quando os empregadores não exercem suas obrigações utilizando de subsídios éticos possivelmente estarão criando profissionais antiéticos. Quando a empresa é sólida e trabalha de forma agregar bons valores há mais chance de sucesso profissional e empresarial.
Existem dois fatores determinantes que precisam andar juntos dentro das empresas, ética e integridade são adjetivos necessários para um profissional que possui um cargo elevado dentro das organizações e se falando de Petrobrás entende-se que a falta de ética foi determinante para desencadear grandes problemas financeiros.
Ao longo deste trabalho foi possível entender que as crenças e os valores são um fator muito importante dentro e fora das organizações, quando uma empresa possui bons valores e desenvolve um trabalho ético com responsabilidade esta determinante a obtenção de sucesso, a responsabilidade social agrega valores a empresa que possui este tipo de formato, os seus colaboradores passam a ter uma visão mais ampla de voluntariado se tornando uma empresa com alma. Ser ético é adjetivo importante para os bons os profissionais e com toda certeza aquele que possui este tipo de aptidão é visto como um profissional exemplar fazendo toda uma diferença dentro do ambiente de trabalho.
...