A Evolução do ERP
Por: Rodriges • 12/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 364 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Evolução do ERP
A necessidade de planejamento de recursos empresariais não é recente, na verdade ela existe á muitos anos, porém, o surgimento de um sistema que fizesse esse serviço e de maneira organizada ocorreu a partir dos anos 60 com a origem do MRP I que tinha como intuito o planejamento das necessidades de materiais, que basicamente auxiliavam as fabricas para que não houvesse falta de matéria prima. Com base nas vendas das empresas o sistema apontava a quantidade certa de materiais a serem comprados para que não houvesse ausência deles, com isso a empresa garantia sempre a quantidade necessária em seu estoque sem ter problemas com a ausência de seus materiais.
Ao longo dos anos obteve-se também a necessidade de determinar o que ou quem irá realizar determinada atividade, quando será realizado e quais recursos serão necessários. E foi exatamente na década de 70 que surge o MRP II com o objetivo de planejar os recursos da produção, que ainda é usado atualmente para administrar cargas em caminhões, gerenciar professores em universidades e médicos em hospitais.
Porém, esse sistema possui algumas variáveis para sua aplicação, como definir um roteiro de produção ao qual se cria um padrão a ser seguido pela linha de produção, levar em consideração os dias úteis assim também como greves, feriados e etc. É importante também pensar na capacidade de produção para assegurar a qualidade do serviço da empresa e ter o controle do seu estoque e vendas, essas então são alguns dos críticos fatores na implementação do MRP II.
Chega então a década de 90, muitas empresas multinacionais trazem para o Brasil o conceito de ERP com a ideia de planejar os recursos da empresa. Esse conceito, ou melhor resumido sistema, possui muitos benefícios importantes para o gerenciamento da empresa como a automação de seus procedimentos, conseguir integrar os departamentos existentes na empresa, compartilhar informações, atualiza dados em tempo real, armazena dados íntegros e cria uma base de conhecimento. Hoje em dia é muito difícil de uma empresa que possui diferentes setores não conter a utilização do ERP, pois a qualidade e a melhoria em eficiência que esse sistema traz são mais do que vantajosas para os processos de uma empresa.
...