A FUNÇÃO DA LOGÍSTICA NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL E A SUA RELAÇÃO NOS IMPACTOS MICROECONÔMICOS
Por: concemota • 26/10/2018 • Trabalho acadêmico • 4.501 Palavras (19 Páginas) • 168 Visualizações
FACULDADE MARTHA FALCÃO – FMF / WYDEN EDUCACIONAL
LUCILENE FLORÊNCIO VIANA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A FUNÇÃO DA LOGÍSTICA NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL E A SUA RELAÇÃO NOS IMPACTOS MICROECONÔMICOS.
BEATRIZ KOIDE DOS SANTOS
BRUNO DOS SANTOS CAMPOS
CONCEIÇÃO MOTA PENA
RAITHIELLEM DO NASCIMENTO
HEINISON BATALHA DOS ANJOS
THAÍS LIMA RODRIGUES
SUELEY DA ENCARNAÇÃO CASTRO
MANAUS
- 2018
BEATRIZ KOIDE DOS SANTOS
BRUNO DOS SANTOS CAMPOS
CONCEIÇÃO MOTA PENA
RAITHIELLEM DO NASCIMENTO
HEINISON BATALHA DOS ANJOS
THAÍS LIMA RODRIGUES
SUELEY DA ENCARNAÇÃO CASTRO
A FUNÇÃO DA LOGÍSTICA NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL E A SUA RELAÇÃO NOS IMPACTOS MICROECONÔMICOS.
Projeto apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ensino Martha Falcão/Wyden Educacional como requisito parcial para obtenção da nota da disciplina Metodologia da Pesquisa.
Orientador (a): Profa. Dra. Ginarajadaça Ferreira dos Santos Oliveira.
MANAUS
2018
- SUMÁRIO
1. TEMA
Contabilidade Gerencial.
1.1 DELIMITAÇAO DO TEMA
A função da logística no âmbito organizacional e sua relação nos impactos microeconômicos.
1.2 PROBLEMA
Como as entidades podem reduzir custos, melhorar o processo e eliminar desperdícios nesse grande mercado competitivo que tanto visa o consumidor?
Eis aqui um dos grandes desafios da logística em conjunto das entidades que produzem bens e serviços, garantir a eficiência dos processos produtivos de escoamento do setor terciário com menor custo possível. Vale lembrar que gerir informações dentro da cadeia de suprimento nem sempre é fácil, mas cada vez mais tornasse necessária a gestão desse fluxo tão intenso que ajuda na tomada de decisão de muitas empresas, seja ela, de pequeno à grande porte. Sendo assim, são os consumidores os grandes alvos dos empresários que visam um menor gasto nas operações, maior redução no prazo de entrega, maior disponibilidade de produtos e isso tudo com a maior qualidade para o cliente final.
Identificar os gastos referentes a cada operação (contabilizar) é muito importante para as empresas que estão se instalando e mais importante ainda para as que geram grandes negócios como: bens de consumo e bens de produção (ou bens de capital) que se comparado com os custos de transportes representam uma percentagem significantemente para o Produto Interno Bruto (PIB). Tais gastos devem ser mapeados para que se tenha maior controle dos custos, despesas e investimentos dentro da cadeia logística de cada empresa.
1.2.1 HIPÓTESE
Os métodos e os procedimentos operacionais têm como influência a execução das práticas adotadas pelas organizações o que pode torná-las mais ou menos competitivas.
1.3 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Explicar a importância de integrar todos os departamentos para agilizar as informações entre eles e facilitar as tomadas de decisões dentro da cadeia de suprimentos.
1.2.2 Objetivos Específicos
Identificar os meios necessários para aplicação da logística dentro das organizações.
Aplicar conhecimentos teóricos para resolução de falhas operacionais;
Analisar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais;
Propor a gestão adequada da rede de suprimentos para uma produção otimizada e oferecer ao cliente final o produto certo.
1.3 JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa visa acima de tudo, mostrar aos empresários e grupos societários dos mais variados setores da economia produtiva, sejam eles da agropecuária, construção civil ou indústria, empresas comerciais ou prestadoras de serviços que, sem as informações necessárias para melhoria contínua das atividades e a contribuição da logística nas operações de trabalho, bem como a correta gestão da cadeia de suprimentos na tomada de decisão para seus usuários tanto internos como externos, tornaria difícil para micro, pequenas, médias e empresas de grande porte terem um desenvolvimento estável nesse mercado consumidor que trazem impactos diretos tanto positivos como negativos para economia.
Antes de tudo é necessário saber que desde os primórdios da civilização já havia um sistema simples e ineficiente de operações de trabalho nas colônias de povoamento, os chamados “nômades”, que se organizavam para cumprir as tarefas de dividir e produzir os bens necessários para garantir não só a segurança do grupo mais também os meios de sobrevivência através de cultivos de plantas, criação de animais e ferramentas para trabalho.
Com o desenvolvimento da capacidade de ciência do homem ao longo dos tempos, os aspectos econômicos se tornaram tão visíveis que houve a necessidade de aperfeiçoamento da mão de obra, formas de troca como meio de pagamento (escambo) e acumulação primitiva de riquezas. Com tudo isso, era de se esperar o que culminara anos mais tarde com a Primeira Revolução Industrial (meados do século XVIII). Dessa forma, houve a necessidade de criar meios eficientes de gerir a cadeia de suprimentos e controlar as atividades internas e externas de cada operação.
...