A GESTÃO DE ESTOQUE
Por: 486230leao • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 8.977 Palavras (36 Páginas) • 204 Visualizações
[pic 1] CRISTIANE BORGES OLIVEIRA FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA DO NASCIMENTO GESTÃO DE ESTOQUE: Um estudo de caso em uma empresa comercial do ramo de tintas. BRASÍLIA 2014 |
CRISTIANE BORGES OLIVEIRA
FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA DO NASCIMENTO
GESTÃO DE ESTOQUE: Um estudo de caso em uma empresa comercial do ramo de tintas.
Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Anhanguera Educacional, Faculdade Santa Terezinha, como requisito parcial à obtenção de grau de Bacharel em Administração.
Orientador: Prof. Eduardo de Queiroz Alves.
BRASÍLIA
2014
TERMO DE APROVAÇÃO
GESTÃO DE ESTOQUE: Um estudo de caso em uma empresa comercial do ramo de tintas.
Trabalho de Conclusão de Curso de autoria de Cristiane Borges Oliveira e Francisco das Chagas Oliveira do Nascimento, intitulado GESTÃO DE ESTOQUE: Um estudo de caso em uma empresa comercial do ramo de tintas, requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração da Faculdade Anhanguera Educacional de Brasília. Defendido e aprovado, em __/__/____ pela banca examinadora constituída por:
_________________________________________
Professor Eduardo de Queiroz
Orientador
_________________________________________
Professor (a)
Examinador (a)
LISTA DE QUADROS
Quadro a – Sem incerteza – Mundo ideal ........................................................................... 21
Quadro b – Com certeza – Mundo ideal ............................................................................. 22
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 5
2. PROBLEMA
3. OBJETIVO 8
3.1 Objetivo Geral
3.2 Objetivos Específicos
4. JUSTIFICATIVA
5. MATERIAL E MÉTODOS
5.1 O estoque
5.2 Custos Associados ao Estoque
5.3 Custo de Manutenção de Estoque Elevado
5.4 Custos de Falta de Estoque
5.5 Tipos de Estoques
5.6 O Papel dos Estoques
5.7 A Gestão de Estoques
5.8 Ferramentas básicas para a gestão de estoques
5.9 Método tipo Push
5.10 Método tipo Pull
5.11 A Gestão da Demanda
5.12 Just in time (JIT)
5.13 Curva ABC
6. REFERÊNCIAL TEÓRICO
6.1 Tipo e descrição geral da pesquisa
7. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
7.1 Instrumento(s) de pesquisa
7.2 População da Pesquisa
7.3 Procedimentos de coleta e de análise de dados
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICE A - Instrumento de pesquisa ....................................................................... 38
1. INTRODUÇÃO
As pesquisas em administração vêm mostrando grande importância na tecnologia e na reestruturação para alcançar uma maior produtividade e competitividade na organização.
Sendo assim, é certo mencionar que a administração de materiais e produtos é voltada para o melhoramento da produtividade, logo, este melhoramento envolve o ciclo das atividades que vão desde o aprimoramento da matéria bruta até o consumidor final.
O mercado globalizado atual impõe que as empresas modernas aperfeiçoem seus recursos disponíveis, ou seja, passa a ser de suma importância para as empresas no mundo atual o controle geral de todas as atividades da empresa através de um controle de estoque interno específico.
A Gestão de Estoques agrega a movimentação das matérias em um sentido bastante amplo; o estoque é visto como um recurso que no final da cadeia de suprimentos criará valor para o consumidor final; atualmente todas as empresas buscam a vantagem competitiva em relação aos concorrentes, e a oportunidade de atendê-los exatamente na hora, momento e quantidade certa e este fator desejado pode ser facilitado com a administração eficaz dos estoques.
A Gestão de Estoques corresponde a um planejamento e controle dos estoques e este consiste na determinação de valores, determinação de datas de entradas e saída de materiais e determinação dos pontos de pedido destes materiais.
O gerenciamento moderno avalia os níveis que devem ser revistos e atualizados periodicamente a fim de evitar problemas quando surgir o crescimento de consumo ou vendas e alterações nos períodos de reposição.
Então, se os estoques representam parcela significante nos ativos da organização, eles devem ser encarados como fator de geração de negócios e lucros.
Portanto, é papel do gestor verificar se o estoque obtém utilidade adequada ou se é apenas um peso que não representa retorno sobre o capital investido, a Gestão de Estoques define várias ações que permite o gestor ver se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados, bem manuseados e bem centralizados.
...