A GESTÃO DO TEMPO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO QUE TRABALHAM E SUA PERCEPÇÃO ACERCA DA RELAÇÃO DESTA GESTÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO
Por: Maxwell Lima • 8/8/2016 • Projeto de pesquisa • 2.566 Palavras (11 Páginas) • 374 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Jaqueline Santos de Souza,
José Dâmaso de Amorim Neto,
Luana Regina Santos Maia,
Maxwell Douglas Lima Santos,
Vinícius Amorim Brandão.
A GESTÃO DO TEMPO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO QUE TRABALHAM E SUA PERCEPÇÃO ACERCA DA RELAÇÃO DESTA GESTÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO
Maceió
2016
Jaqueline Santos de Souza,
José Dâmaso de Amorim Neto,
Luana Regina Santos Maia,
Maxwell Douglas Lima Santos,
Vinícius Amorim Brandão.
A GESTÃO DO TEMPO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO QUE TRABALHAM E SUA PERCEPÇÃO ACERCA DA RELAÇÃO DESTA GESTÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO
Projeto de pesquisa apresentado como parte integrante da segunda nota da disciplina de Metodologia Científica na Faculdade de Adminstração, Economia e Contabilidade, da Universidade Federal de Alagoas. Sob orientação da Profª. Drª. Adriana Alvarenga Marques.
Maceió
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
- Contextualização 3
- Problema 3
- Objetivo Geral 3
- Objetivos Específicos 3
- Justificativa 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 Gestão do Tempo 5
2.2 Alunos que Trabalham 6
2.3 Avaliação do Rendimento Escolar do Estudante 6
3. METODOLOGIA 8
3.1 Caracterização do Estudo 8
3.2 Universo e Amostra 8
3.3 Técnicas de Coleta dos Dados 8
3.4 Técnicas de Análise dos Dados 9
3.5 Cronograma 9
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
É do conhecimento de todos que conciliar estudo e trabalho torna-se muitas vezes uma difícil tarefa. A sobrecarga dificulta as atividades tanto profissionais quanto acadêmicas. Porém, esta é uma realidade bem presente nas instituições de ensino, principalmente no turno da noite.
Os alunos da noite estudam neste horário, muitas vezes, pela necessidade de trabalhar pelo dia. Essa rotina pode ser benéfica a partir do momento em que se consegue vivenciar na prática o que é aplicado em sala de aula. Mas, mesmo não sendo essa a situação, os acadêmicos continuam a manter os esforços para conseguir tal conciliação.
O presente estudo busca, inicialmente, identificar como os estudantes que paralelamente trabalham usam a gestão do tempo, e compreender a percepção do aluno acerca da relação desta gestão com o desempenho acadêmico.
1.1 Contextualização
Conciliar atividades consideradas importantes sem o desmerecimento de uma ou de outra, pode-se tornar uma tarefa complicada. E quando se fala de trabalho e estudo torna-se de grande importância a adoção de estratégias visando a otimização da gestão do tempo para o alcance de desempenho considerável satisfatório para o estudante. A presente pesquisa busca apresentar como os estudantes de Administração da Universidade Federal de Alagoas - UFAL que paralelamente trabalham usam a gestão do tempo em prol do bom desenvolvimento acadêmico.
1.2 Problema
Como os alunos gerem o tempo visando conciliar estudo, vida profissional e pessoal? Como a gestão do tempo ajuda no desempenho acadêmico na percepção do estudante?
1.3 Objetivo Geral
Identificar como a gestão do tempo pode auxiliar no desempenho acadêmico dos estudantes que trabalham, a partir da percepção destes alunos.
1.4 Objetivos Específicos
- Aplicar questionários em turmas do segundo ao décimo período (período de conclusão de curso), visando identificar como o estudante gere seu tempo;
- Relacionar a gestão do tempo com a percepção do desempenho acadêmico do estudante;
- Tabular e cruzar dados obtidos com a aplicação dos questionários;
- Identificar a forma de avaliação do rendimento acadêmico utilizada pela Ufal;
- Descrever a importância da gestão de tempo.
1.5 Justificativa
A presente pesquisa tem por objetivo relacionar gestão do tempo com rendimento acadêmico dos estudantes que trabalham, a partir da percepção dos mesmos.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Nesta etapa da pesquisa irão ser apresentadas literaturas de obras científicas que darão suporte ao desenvolvimento do projeto, fazendo-se uso de material publicado num período de 18 (dezoito) anos. Optou-se por expor os tópicos do aludido referencial teórico de forma que sejam apresentadas as posições dos autores, conceitos e aspectos relevantes sobre o tema da pesquisa.
2.1 Gestão do Tempo
Segundo Chaves (1992 apud Reis 2006) gerir o tempo é saber usá-lo para fazer coisas consideradas importantes e prioritárias, profissional ou pessoalmente. Então, a gestão do tempo é essencial no uso de métodos para o planejamento e execução de atividades visando aumentar a efetividade, eficiência e produtividade.
...