A GESTÃO ESTRATÉGICA
Por: Adri Morais • 19/12/2019 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 128 Visualizações
UNIOESTE - Curso de Administração - Campus de Marechal Cândido Rondon - PR
Disciplina: Estratégia Organizacional– 4º Ano.
- Defina o que é Planejamento?
Planejamento significa o ato ou efeito de planejar, ou seja, é a forma de se criar um plano para se atingir determinado objetivo.
- Conceitue Planejar?
Planejar é o ato ou efeito de prever, ou seja, antecipar algo que ainda não aconteceu, preparar se para fazer algo de forma organizada.
- Apresente os conceitos de Planejamento Estratégico; Tático e Operacional.
Planejamento Estratégico: é onde tudo começa, tem se uma visão geral da empresa, sendo a etapa pela qual é definido os objetivos a longo prazo da organização. Sendo uma visão de futuro, que irá se estruturar nos fatores do ambiente externo e nos fatores internos, no qual também é definido os valores, visões e missão da organização. Podemos destacar no planejamento estratégico os seguintes pontos principais: visão da empresa, forte orientação externa, foco no longo prazo, objetivos gerais e planos genéricos. Sendo todos ligados a alta administração.
Planejamento Tático: diferente do planejamento estratégico que engloba toda a organização, o planejamento tático tem um nível mais limitado, resumindo se a departamentos, envolvendo as vezes um único processo de ponta a ponta. Ele é responsável por criar metas e condições para as ações estabelecidas no nível anterior. O planejamento tático tem foco no médio prazo. Resumindo: visão por unidade de negócios ou departamentos, foco no médio prazo, definições das principais ações por departamentos. Ligados aso gerentes.
Planejamento Operacional: nesta etapa saem as ações e metas traçadas pelo nível tático par atingir os objetivos das decisões estratégicas, tem foco no curto prazo. Ou seja, neste nível temos: visão por tarefas rotineiras, foco no curto prazo, definições de objetivos e resultados bem específicos. Ligado aos supervisores.
- Em relação ao Planejamento Estratégico, o que vem a ser uma atitude Tradicionalista; Pragmática e Estratégica?
Atitude Tradicionalista: tem como base a utilização de fatos que ocorreram no passado, onde muitos profissionais, pessoas e organizações vivem baseados nos fatos e acontecimentos que ocorreram no passado. Ou seja, quem possuí a atitude tradicionalista, aplica no seu presente coisas que aconteceram no passado, onde as experiências adquiridas servem para delinear tanto o presente como o futuro, tendo a visão de que o que deu certo ontem, será o que dará certo hoje, aplicando o deu certo e evitando o que deu errado. É do passado que essas pessoas tiram as experiencias para as tomadas de decisões sobre por que, o que, como e quando fazer.
Atitude Pragmática: seria a vivência do cotidiano, baseado em informações sobre fatos, notícias, boatos vindos do ambiente interno ou externo. Tem como base a utilização de todo seu tempo e atenção para com as informações do presente, não direcionando nenhum tempo ou atenção para planejamento ou informações que podem ajudar no futuro, ou seja não possuem a ideia de que é no futuro que pode existir as grandes oportunidades e as ameaças que devem ser enfrentadas. Os adeptos dessa atitude estão atentos apenas ao que acontece no presente.
...